Mais de 15 mil profissionais da Saúde já receberam vacina contra Covid-19
Falando diretamente para a imprensa e a população, pela internet, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, divulgou nesta quarta-feira, 27 de janeiro, mais um balanço da vacinação contra a Covid-19 na cidade. Até o final da manhã foram aplicadas 15.052 doses da vacina em profissionais de hospitais públicos e privados, Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), Samu e Centros de Saúde.
No final da tarde de terça-feira, 26 de janeiro, foi aberto o agendamento para profissionais de saúde que não estão na assistência direta a pacientes com Covid-19. Até o início da tarde, 11.100 pessoas haviam realizado o agendamento. A vacinação deste grupo, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, cirurgiões dentistas, técnicos de análises clínicas e motoristas de ambulância, começa na quinta-feira, dia 28.
A diretora do Devisa, Andrea von Zuben, aproveitou para alertar que nem todas essas 11 mil inscrições feitas até agora são de profissionais que devem receber a imunização agora. Com esse alerta, o prefeito Dário apelou para que aqueles que não estiverem nesta lista, evitem fazer o agendamento. Esse procedimento, inclusive, já foi detectado pelos responsáveis em acompanhar o processo de agendamento e essas pessoas não serão imunizadas.
O prefeito foi enfático ao explicar que as categorias selecionadas e a lista de prioridades estabelecida pela Saúde beneficiam aqueles profissionais mais infectados com o coronavírus. Dário explicou que esse levantamento é acompanhado de perto pela equipe da Saúde, e pediu para que aqueles que não estão contemplados nesta fase nem agendem horário para vacinação. “Quando ele chegar ao local da vacinação, os documentos do profissional serão verificados e ele não será vacinado se não for a vez dele. Então, pedimos que nem se inscrevam, porque será inútil, neste momento, e só contribuirá para tumultuar o sistema”, afirmou.
Também reiterou que a relação para receber a vacina será ampliada à medida em que Campinas receber mais doses. “Nosso interesse, nosso desejo, nossa prioridade é vacinar toda a população, sabemos que a vacina é nossa arma contra a pandemia e estamos empenhadíssimos em ampliar a vacinação o mais rápido e largamente possível”, completou o prefeito.
O prefeito também fez um apelo aos moradores de outros municípios: “entrem na fila para a vacina em suas cidades, porque todas receberão doses, e assim ninguém será prejudicado”.
Agendamento
O agendamento para receber a vacina pode ser feito pelo site www.vacina.campinas.sp.gov.br, que ficará aberto enquanto houver vacinas disponíveis. A cidade recebeu 12 mil doses da vacina na manhã de terça-feira, 26 de janeiro.
Só poderá tomar a vacina quem estiver agendado. No dia marcado, é preciso levar documento de identificação com foto e carteira de registro profissional ou comprovante de vínculo com estabelecimento de saúde, como holerite, carteira de trabalho assinada ou declaração do empregador.
A vacinação será feita em dois centros de imunização:
– Centro de Vivência do Idoso – Lagoa do Taquaral – Portão 5 (região leste);
– Caic Sudoeste (Zeferino Vaz) – Rua José augusto de Mattos, s/nº, Vila União (Região Sudoeste).
A primeira etapa da vacinação será dividida da seguinte maneira:
1º – profissionais de saúde, indígenas e quilombolas – cerca de 63 mil pessoas em Campinas;
2º – pessoas com 75 anos ou mais – 40.383 pessoas;
3º – 70 a 74 anos – 26.309 pessoas;
4º – 65 a 69 anos – 33.507 pessoas;
5° – 60 a 64 anos – 46.169 pessoas.
Por enquanto, os profissionais de saúde podem fazer o agendamento, que será ampliado sempre que a cidade receber novas doses da vacina.
Vacina Campinas
Mais informações sobre a vacinação contra a Covid-19 podem ser obtidas pelo hotsite www.vacina.campinas.sp.gov.br, lançado na sexta-feira, dia 22. O site esclarece dúvidas sobre vacinas e a atual campanha de vacinação na cidade.
Também divulga a opinião de especialistas, notícias relacionadas ao assunto, cuidados com a doença, entre outros.