Connect with us

Geral

Live do Conectando Saberes debate saúde mental no ambiente de trabalho

imagem 90

O Conectando Saberes, promovido pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), debateu, na live desta sexta-feira, 14 de abril, o tema “Saúde mental no ambiente de trabalho: reflexões para o Abril Verde”. A transmissão foi feita pelo Youtube da Escola e pode ser acessada no endereço https://bit.ly/3waGB5j.

 

O debate teve a participação de Christiane Sartori, coordenadora da Saúde do Trabalhador e Determinantes Ambientais do Devisa; Eliza Piazzetta Carniato, médica; Francielle Prado, psicóloga da Secretaria de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; e a coordenadora de Qualidade de Vida do DPSS, Aline do Nascimento Freitas.

Advertisement

 

Entre os temas abordados estão o assédio nos ambientes de trabalho, a organização do trabalho e suas consequências na vida dos trabalhadores e onde é possível encontrar auxílio na rede municipal de atendimento para questões de saúde mental relacionadas ao trabalho.

 

Advertisement

Francielle e Eliza abriram a live fazendo um resgate sobre as relações de trabalho desde a Revolução Industrial, as principais doenças, suas causas e também formas de prevenção e de tratamento.  

 

“É importante os casos de doença no ambiente de trabalho sejam notificados. O trabalho pode estar contribuindo, influenciando no adoecimento. O trabalho não é o único fator causador, mas ele pode, sim, em diversos momentos contribuir, acentuar e intensificar sintomas”, disse Christiane Sartori.

Advertisement

 

Os gestores devem observar e promover mudanças quando identificados casos de adoecimento dos funcionários. “É preciso ter espaços de diálogo e de educação continuada, a promoção de uma cultura inclusiva e solidária e a criação de uma rede de apoio interna e externa”, completou.

 

Advertisement

A atividade faz do Abril Verde, que tem o objetivo de sensibilizar a população e dar visibilidade à importância da prevenção dos acidentes de trabalho e doenças relacionadas ao trabalho. A realização é da EGDS, em parceria com o Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS) e com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/DEVISA/SMS).

 

Para os servidores, Aline explicou que além da coordenadoria de Qualidade de Vida do DPSS, a equipe de Relações do Trabalho. “Desenvolvemos atividades nos locais de trabalho, com um trabalho de comunicação e escuta ativa, que tem o objetivo de prevenir ou solucionar questões que possam causar o adoecimento dos profisisonais”, disse. “Além disso, na coordenadoria de Relações do Trabalho, há atendimento individual dos servidores que precisem de orientação”, completou.

Advertisement

 

Quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo pode acessar o conteúdo em https://bit.ly/3waGB5j.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare