Connect with us

Eventos

Jussara Miller dança inspirada em Ailton Krenak no premiado espetáculo Verdes e Ouvirdes

ouvirPedra

As palavras têm a capacidade de dançar? Quando estão envolvidas com a bailarina e coreógrafa Jussara Miller, referência no Brasil na Técnica Klauss Vianna, elas ganham vida a partir de reflexivas coreografias. Por exemplo, em Verdes e Ouvirdes, solo de dança premiado da artista, o ponto de partida vem justamente do texto do ambientalista Ailton Krenak. O resultado, em forma de espetáculo, está em cartaz na sexta-feira (7/7), às 19h, no Teatro SESI Campinas Amoreiras, em Campinas (SP). A entrada é franca, com reserva pelo site sesisp.org.br/eventos.

A temporada do projeto, realizada com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria da Cultura e Economia Criativa – Programa de Ação Cultural (ProAC 2022), passará por Araras, Pirassununga, Marília, Campinas e São Paulo.

Com direção de Norberto Presta, diretor e escritor teatral ítalo-argentino, e audiovisual de Christian Laszlo, o solo Verdes e Ouvirdes, de 55 minutos, estreou em 2021 para celebrar os 30 anos de carreira da bailarina e as duas décadas do Salão do Movimento, seu espaço de dança e investigação, localizado em Campinas (SP). A primeira temporada, que foi totalmente on-line, garantiu à Jussara Miller o Prêmio de Dança Denilto Gomes na categoria Melhor Projeto.

Advertisement

“Estou muito feliz com todo o reconhecimento e em fazer uma temporada presencial, pois a dança é uma arte da presença e a troca ao vivo com o espectador alimenta a nossa arte. As artes vivas como a dança precisam dessa troca calorosa com as pessoas presentes no encontro do teatro como uma maneira de compartilhar a arte e a vida”, destaca a bailarina.

A inspiração do espetáculo vem do livro Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, escritor, ambientalista e pesquisador, além de referência do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas no Brasil. “O solo quer ser uma dança para adiar o fim do mundo, uma última história para deter a queda do céu. Ou seja, um corpo contemporâneo que quer se reconciliar com a natureza”, destaca o diretor Norberto Presta.

E como é dançar inspirada nas palavras de Ailton KrenakJussara Miller reflete: “Ele traz um pensamento crítico à ideia de humanidade como algo separado da natureza. E isso se abre para um imaginário que é muito favorável para criar danças. A maneira que escreve convida as pessoas a pensarem o quanto estamos distanciados da nossa natureza humana, ficando anestesiados do sentir e do agir em consonância com o meio ambiente. As palavras de Krenak provocam uma urgência para sairmos dessa zona de conforto que o corpo urbano se encontra na rotina do dia a dia.”

Advertisement

Nesse sentido, Verdes e Ouvirdes busca trazer à cena, de maneira poética e política, a temática do impacto ambiental, além de denunciar o verde roubado diariamente das terras brasileiras. “De acordo com a organização International Global Forest Watch, de 2018 a 2019, o Brasil esteve entre os cinco países no mundo que mais perderam florestas primárias, as nossas matas virgens, resultando num impacto ambiental sem precedentes”, destaca a bailarina.

Para dar cores e movimentos ao solo, Jussara Miller se fundamenta na Técnica Klauss Vianna de dança contemporânea em diálogo com a fotografia. Por sinal, marca primordial da estética da bailarina. “Trata-se de uma abordagem multimídia que apresenta imagens fotográficas em movimento projetadas na tela e no corpo, revelando a interface entre dança e audiovisual. O solo evidencia a natureza humana indissociável da natureza ambiental, confirmando que a dança pode carregar significados que despertem um olhar sensível e crítico”, afirma Jussara.

Mais do que dançar a sustentabilidade do meio ambiente, Jussara Miller deseja plantar uma semente de criticidade e esperança em cada espectador. “Esse trabalho busca apresentar a arte como defensora da vida e quer entender como a luta ambiental pode aparecer poeticamente por meio da dança, utilizando-se da inventividade para criar possibilidades de diálogos, de trocas e de ações éticas, estéticas, poéticas e políticas de maneira crítica e criativa”, conclui.

Advertisement

A bailarina

Com mais de 30 anos dedicados à dança, Jussara Miller é bailarina, coreógrafa,  preparadora corporal e doutora em Artes (Dança) pela Unicamp. É docente do Curso de Graduação em Dança da Unicamp e da Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP, além de ser diretora e professora do Salão do Movimento, em Campinas(SP).

A partir da intensa pesquisa em dança e educação somática, é autora de dois livros: A Escuta do Corpo (Summus, 4ª ed, 2007) e Qual é o corpo que dança? (Summus, 2012). Ao longo da carreira, recebeu diversos prêmios, com destaque ao Prêmio de Dança Denilto Gomes 2021 pelo projeto Verdes e Ouvirdes, ao Prêmio de Dança Denilto Gomes 2018 por sua Trajetória na Dança e ao Prêmio de Dança Denilto Gomes 2015 pela coreografia do solo Nada Pode Tudo.

Advertisement

Ficha Técnica

Concepção, coreografia e dança: Jussara Miller

Direção, dramaturgia e cenografia: Norberto Presta

Advertisement

Fotografia, audiovisual e trilha sonora: Christian Laszlo

Assistência coreográfica: Cora Laszlo

Iluminação: Eduardo Albergaria

Advertisement

Figurino: Warner Júnior

Arte gráfica: Elis Laszlo

Projeto cenotécnico: Christian Laszlo

Advertisement

Fotos de divulgação: Ana Laura Cintra e Christian Laszlo

Registro em vídeo: Isabela Moura e Lucas Reitano

Edição de imagem: Liquify Lab

Advertisement

Masterização: Estúdio Síncopa

Assessoria de Imprensa: Tiago Gonçalves

Marketing Digital: Matheus Serra

Advertisement

Produção Executiva: Wannyse Zivko (Arte & Efeito)

Produção Geral: Salão do Movimento

Classificação: 12 anos

Advertisement

Duração: 55 minutos

SAIBA MAIS

O quê: Verdes e Ouvirdes, de Jussara Miller

Advertisement

Quando: Sexta-feira (7/7), às 20h

Onde: Teatro SESI Campinas Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450, no Parque Itália, em Campinas | SP)

Quanto: Grátis (com reserva pelo site sesisp.org.br/eventos)

Advertisement

Informações: salaodomovimento.art.br ou @jussara.miller

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare