Connect with us

Geral

Hospital Vera Cruz de Campinas comemora aniversário com mais crescimento

Vera Cruz

Centro hospitalar, pontuado pela trajetória inovadora, assume a administração da Casa de Saúde, instituição centenária de grande relevância na cidade 

Há 75 anos o Hospital Vera Cruz traz consistência à saúde de Campinas e celebra este aniversário com mais uma importante contribuição para a cidade: no primeiro trimestre de 2019, o Vera Cruz assume o funcionamento da Casa de Saúde de Campinas, hospital com 137 anos de fundação que entrega a operação deste patrimônio ao Vera Cruz como parte do enfrentamento da dificuldade financeira.

Desde que o Vera Cruz uniu-se a holding Hospital Care, há pouco mais de um ano, a busca é pela manutenção da excelência dos serviços e pelo crescimento sustentável da marca. De acordo com o presidente do Vera Cruz, Gustavo Carvalho, a parceria com outros hospitais é uma das ações principais do grupo. “A holding estuda investir em complexos de saúde na região e a administração da Casa de Saúde, oportunidade que surgiu há cinco meses, apareceu como uma grata surpresa”, salienta.

Advertisement

Embora recente, o grupo que administra o Vera Cruz tem parceria também com o Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem – instituições privadas de saúde de Florianópolis (SC) –, e com o Grupo São Lucas, de Ribeirão Preto (SP).

Carvalho explica que o momento é de diagnóstico sobre a situação geral da Casa de Saúde. Segundo ele, a melhoria em tecnologia e infraestrutura será progressiva e implantada sem interrupção do funcionamento do hospital. “A Casa de Saúde mantém o atendimento dos convênios já operados e estenderá a prestação do serviço também ao Bradesco, Amil e Sulamérica”.

O sistema de gestão do Hospital Vera Cruz, remodelado desde a chegada da Hospital Care, será desenvolvido também na Casa de Saúde, bem como o treinamento de pessoal.

Advertisement

De acordo com Carvalho, a equipe médica e de funcionários será absorvida e preparada para a constante evolução. Para acompanhar o crescimento do hospital, o corpo clínico será ampliado. “O objetivo é atrair médicos de qualificação consolidada, bem como jovens profissionais de talento potencial para somar ao nosso time”, observa o presidente do Vera Cruz.

A holding Hospital Care é integrada pela Bozano Investimentos – que tem como sócio Paulo Guedes, futuro Ministro da Economia –, Família Horn e Cia Bozano e tem à frente o empresário Rogério Melzi. A estratégia de aquisições e expansão do grupo é de criar, nas regiões em que se instala, uma rede de hospitais, clínicas médicas, laboratórios e consultórios com especialistas. O Hospital Vera Cruz é modelo a ser replicado, como ocorre com as unidades adquiridas em Ribeirão Preto.

A entidade Casa de Saúde Campinas continuará existindo, administrando o seu patrimônio e os seus serviços assistenciais beneficentes. A concessão da Casa de Saúde pelo Hospital Vera Cruz é por 30 anos.

Advertisement

Linha do tempo – 75 anos do Hospital Vera Cruz

2018 – No ano que completa 75 anos de existência, o Hospital Vera Cruz fecha parceria com o laboratório Fleury Medicina e Saúde, referência em medicina diagnóstica no Brasil.

– Patrocina o time feminino de basquete de Campinas, o time “Vera Cruz”.

Advertisement

2017 – O Vera Cruz associa-se a Hospital Care a fim de manter a competividade entre os melhores centros de saúde do País e garantir o crescimento sustentável da marca.

– Inaugura o Centro de Oncologia, instalado no bairro Nova Campinas.

2011 – Inaugura o Centro de Medicina Diagnóstica e Preventiva, no bairro da Nova Campinas.

Advertisement

– Altera a logomarca Vera Cruz.

Década de 2010

– Inaugura novo posto de coleta do Laboratório de Patologia Clínica.

Advertisement

Década de 2000

– Inicia o funcionamento do Centro de Pesquisa Clínica e do serviço de Hemodinâmica e Angiografia Digital, inserindo a Cardiologia do Vera Cruz no cenário científico nacional.

– Implanta a Unidade de Terapia Intensiva na Cardiologia.

Advertisement

– Inaugura a clínica de Fisioterapia e Reabilitação, no bairro Nova Campinas.

– Inaugura a Ala Materno-Infantil do Vera Cruz, com UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Ala Pediátrica e a Maternidade.

– Inaugura o novo Pronto-Socorro, com especialistas em Anestesiologia, Ortopedia, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Radiologia e Laboratório de Análises Clínicas, 24 horas por dia.

Advertisement

– Restaura o Palácio do Bispo Diocesano (de arquitetura de Ramos de Azevedo), localizado dentro do Vera Cruz. O casarão serviu como residência da família Rocha Brito.

– Inaugura nova ala que soma mais 9.800 m² à área já existente, elevando o número de leitos para 160.

Década de 1990

Advertisement

Lança o “Manual de Condutas Médicas”, documento que sistematiza o atendimento médico-hospitalar do hospital.

Adquire o aparelho de ressonância magnética.

Década de 1980

Advertisement

– Inaugura a Fundação Roberto Rocha Brito, mantida pelo Vera Cruz e pela Vera Cruz Sociedade Civil, com o objetivo de promover educação continuada aos profissionais de saúde.

– Implanta a UTI de Neonatologia, o Centro Obstétrico e a Maternidade, além da Ala C para internações e o setor de Oncologia e Quimioterapia.

Década de 1970

Advertisement

– Ampliação do bloco C para internações para mais 66 leitos e compra de equipamentos de saúde da mais alta tecnologia para a época.

Década de 1960

– Em conjunto com o Instituto Penido Burnier e a PUC Campinas, lança o Centro de Treinamento em Anestesiologia para capacitação para da classe médica.

Advertisement

– Em 1966, o Dr. Roberto Rocha Brito é escolhido presidente da Vera Cruz Sociedade Civil e, na mesma reunião, a maioria das ações do Hospital Vera Cruz S/A é adquirida pela Vera Cruz Sociedade Civil.

– Em 1964, lança o seu próprio plano de saúde, sendo a primeira instituição a oferecer esse serviço para pessoa física em regime de pré-pagamento no estado de São Paulo.

Década de 1950

Advertisement

– Falece o diretor clínico do hospital, Dr. Hermas Braga, o primeiro diretor clínico da instituição.

– Adquire o terreno contíguo ao hospital, onde no qual se localizava o Palácio do Bispo Diocesano, com o objetivo de ampliar suas dependências.

– Socorre muitas das vítimas do desabamento do Cine Rink.

Advertisement

Década de 1940

Em 31 de outubro de 1943, um grupo de médicos oriundos do corpo clínico da Beneficência Portuguesa funda o Hospital Vera Cruz com 46 leitos, sala de cirurgia e laboratório de análises, no prédio onde antes funcionava o Hospital Stevenson de Oftalmologia. Três anos depois, inaugura 4 novos andares com 92 novos leitos. No total, o conjunto hospitalar contava com 140 leitos que, em caso de necessidade, poderiam ser elevados para 180.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare