Connect with us

Geral

GM Campinas reforça patrulhamento no Centro com Operação Natal Seguro

Centro de Campinas

A Guarda Municipal de Campinas iniciou a Operação Natal Seguro, com o objetivo de proporcionar segurança para consumidores, lojistas e para a população que vai até o Centro para fazer compras para as festas de final de ano. A ação, que vai até o dia 24 de dezembro, consiste na intensificação do patrulhamento em locais com maior movimentação de pessoas, como, por exemplo, no entorno das ruas comerciais do Centro, terminais e pontos de ônibus.

A atividade contará com o emprego de guardas municipais no patrulhamento a pé, guarnições motorizadas com veículos quatro rodas, equipes de patrulhamento com motos, Grupo de Ações Especiais e Canil. O efetivo vai atuar durante todo o horário de funcionamento do comércio. 

“A GM Campinas está sempre presente nos eventos importantes para a cidade, como o Natal. Assim, no mês de dezembro, adequamos nosso plano de emprego operacional para acompanhar o horário do comércio e locais com maior fluxo de pessoas, atendendo a demanda para este período tão especial para a população”, explica a Comandante da GM, Maria de Lourdes Soares. 

Advertisement

Além do patrulhamento ostensivo, os guardas municipais que ficam na Central Integrada de Monitoramento de Campinas (Cimcamp) estarão de olhos atentos às câmeras para acompanhar a movimentação. Caso seja identificada uma situação suspeita, uma equipe de patrulhamento na rua é empenhada para a averiguação.

Ampliação de horário de funcionamento 

A Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic) divulgou os horários de funcionamento especial do comércio de rua. A partir desta segunda-feira, 4/12, e até quinta-feira, 7/12, as lojas funcionam das 8h às 20h. Na sexta-feira, 8/12, por conta do feriado, a abertura será facultativa, das 9h às 17h. A partir do dia 11/12, o horário será estendido em mais uma hora e o comércio funcionará até 21h. Já do dia 18 a 23/12, o funcionamento segue até 22h. Nos finais de semana, os horários são diferentes (confira abaixo). 

Advertisement

Horários de funcionamento do comércio de rua de Campinas em dezembro de 2023:

De 4 a 7 – Das 8h às 20h

Dia 8 – Facultativo, das 9h às 17h

Advertisement

Dia 9 – Das 8h às 19h

Dia 10 – Das 9h às 17h

De 11 a 15 – Das 8h às 21h

Advertisement

Dia 16 – Das 8h às 19h

Dia 17 – Das 9h às 17h

De 18 a 23 – Das 8h às 22h

Advertisement

Dia 24 – Das 8h às 18h

Dia 25 – Fechado

De 26 a 30 – 8h às 19h

Advertisement

Dia 31 – Das 8h às 15h

Dia 1/1/24- Fechado 

Ações descentralizadas

Advertisement

Além do Centro, a GM também vai acompanhar a segurança de todos os eventos de Natal que estão no calendário oficial da programação de final de ano, como as carreatas e a cantata de Natal. Nestas festas, a corporação vai empregar guarnições no patrulhamento preventivo para garantir a segurança dos frequentadores.

Além do Centro, a corporação também reforça a segurança no entorno dos shoppings centers da cidade. 

Dicas de segurança

Advertisement

Mesmo com a intensificação de patrulhamento, é importante também que as pessoas se atentem à sua segurança pessoal. Assim, para quem estiver em locais com grande fluxo de pessoas, a Guarda Municipal aconselha o seguinte: 

Não leve bolsas grandes e objetos de valor quando for ao Centro. Procure levar somente o necessário e mantenha seus pertences sempre próximos ao corpo e fique sempre de olho na bolsa, ou na carteira ou na mochila. Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para o lado de dentro da calçada.

Ficar atento também é importante enquanto estiver andando na rua. Não se distraia. Mantenha a cabeça erguida, prestando atenção nos arredores, com olhar firme. Os criminosos se aproveitam da desatenção da vítima para cometer os crimes.

Advertisement

Não ande com o celular na mão. Caso precise usar o aparelho, entre em algum lugar seguro, como algum estabelecimento comercial.

Não use joias, correntes ou exiba objetos de valor que possam atrair a atenção de criminosos.

Em caso de atitude suspeita ou emergência, ligue para o telefone 153 da GM ou peça ajuda aos nossos agentes de segurança.

Advertisement

Natal Caminhos dos Sonhos

O Natal Caminhos dos Sonhos promete agitar ainda mais Campinas neste final de ano. Estão programadas atividades no Centro e em diversos bairros da cidade, com atrações para todas as idades.

Entre os eventos agendados, estão o espetáculo na Carreta Encantada, que será apresentado em 12 bairros, a partir de 1º de dezembro; a Parada de Natal, na avenida Francisco Glicério, no dia 9, a partir de 18h; o Musical Estrelas de Natal; o acampamento dos Escoteiros do Brasil, dia 16, também no Largo do Rosário; o passeio ciclístico Pedalada de Natal, que deve reunir mil pessoas, no dia 19; além da apresentação de corais.

Advertisement

Confira a programação completa no site https://www.natalcaminhosdossonhos.com.br/.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare