Connect with us

Eventos

Desfile de carros antigos em Campinas neste domingo (26/11)

carro_antigo

Campinas encerra a campanha Novembro Azul neste domingo, 26 de novembro, com um desfile de carros antigos pela avenida Francisco Glicério, no Centro, e uma série de testes e serviços ofertados pela Secretaria de Saúde à população no Largo do Rosário.

Desfile de veículos

O desfile deve reunir automóveis fabricados desde a década de 1920 até veículos da década de 1980, incluindo um Ford 32 e uma série de Fuscas.

Advertisement

A concentração será em ponto da Glicério na altura do cruzamento com a avenida Moraes Salles, a partir das 9h. Depois disso, o trânsito da Glicério será bloqueado totalmente por agentes de trânsito da Emdec nos cruzamentos da avenida com outras vias para que os veículos sigam ao Largo do Rosário, onde ficam expostos ao público até meio-dia.

No período deste trajeto, os condutores irão da Glicério até a rua General Osório para conseguir acessar o espaço do Largo do Rosário. O empresário Ronaldo Topete, organizador do desfile em parceria com as secretarias de Saúde e de Esportes e Lazer, fez uma analogia entre o desfile de carros antigos e a necessidade de cuidados integrais com a saúde pelos homens ao lembrar da importância do esporte para elevar a qualidade de vida.  

“As coisas duram porque se revisa, se conserta, identifica algum problema, e os carros antigos são um exemplo disso. Ali, a gente vai estar no Centro, onde muita coisa foi revigorada, reformada, restaurada, e isso também vale para as pessoas e é o norte da conscientização do Novembro Azul”, falou ao lembrar da importância de hábitos saudáveis e exames periódicos para diagnósticos precoces e garantia de bem-estar.

Advertisement

O coordenador de eventos na Secretaria de Esportes, Osmir Alves, destacou que a Administração espera público expressivo no domingo. “Além dos desfiles irão acontecer algumas ações da Secretaria de Saúde no Largo do Rosário”, destacou.

Testes e exames

A Secretaria de Saúde terá nove estações de cuidados abertas para a população com as seguintes atividades: vacinação, mensuração de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos, alimentação saudável, atividades lúdicas e interativas sobre a saúde da população masculina para prevenção contra doenças cardiovasculares, da saúde bucal e câncer de próstata, auriculoterapia, informações sobre uso do tabaco e serviços de assistência social. 

Advertisement

O evento terá ainda uma van da Emdec para simulação de ponto cego, óculos simulador de embriaguez, bafômetro, além das entregas de antena corta-pipa e material educativo sobre prudência no trânsito.

“Neste ano, o Novembro Azul tem como marca de suas ações a intersetorialidade e a interdisciplinaridade para buscar desenvolver a saúde em seu conceito ampliado. Porque a saúde vai além da ausência ou da presença de doenças, é a busca por bem-estar físico, mental, social e espiritual, com autonomia e protagonismo de sujeito”, avaliou a coordenadora da Saúde Adulto e Idoso do Departamento de Saúde, Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva.

Nas duas primeiras semanas de campanha, os centros de saúde de Campinas atenderam 14,7 mil homens. A média semanal foi de 7,3 mil e superior aos 5,1 mil registrados na semana anterior à iniciativa. Isso mostra a importância do Novembro Azul para estimular a prevenção ao câncer de próstata e a necessidade de cuidado integral com a saúde.

Advertisement

Serviço

O Novembro Azul é promovido pelas secretarias de Saúde, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, e Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. Ela conta ainda com os apoios da Ceasa, Sanasa, Emdec, Rede Mário Gatti, Olimpíadas do Servidor, Grenasa Campinas, Unicamp, Cullinan Imóveis, Patriani, São Leopoldo Mandic, Grupo Sasse Oncologia e Hematologia (SOnHe), Hospital Vera Cruz e Passos para uma Vida Melhor.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare