Connect with us

Geral

Defesa Civil e Zoonose participam de treinamento de app que monitora fauna

imagem 96

Agentes da Defesa Civil e da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Campinas participaram na manhã desta quarta-feira, dia 14 de abril, no Parque Ecológico, de um treinamento para um aplicativo de celular que possibilita o monitoramento da fauna em tempo real e que também serve para alertar sobre possíveis doenças causadas por estes animais.


A ferramenta, chamada de Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo, utilizada em smartphones sistemas Android e IOS, foi desenvolvida pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz em conjunto com o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC.


Prefeitura, Ministério da Saúde, Secretaria do Estado da Saúde e Fiocruz fizeram uma parceria para o uso do aplicativo no município de Campinas.

Advertisement


Durante o treinamento, os gestores da Saúde e da Defesa Civil aprenderam como usar e inserir dados no aplicativo, gerar relatórios e planilhas de dados.



O software para celular será utilizado por técnicos da Defesa Civil e da Vigilância em Zoonoses durante a Operação Estiagem, que inicia em 1º de Maio. A primeira área a ser monitorada com a ferramenta será a região de Sousas e Joaquim Egídio.
 

O SISS-Geo registra, em tempo real, fotos e informações de animais silvestres e os disponibiliza em um mapa.
 

Advertisement

O banco de dados é alimentado pelos usuários, que postam, pelo próprio SISS-Geo, a foto e aspectos sobre um animal silvestre. O aplicativo conta com o georreferenciamento, que já localiza o animal.
 

Por meio de um modelo matemático que leva em consideração alguns parâmetros, como características e aspectos físicos dos bichos, posição geográfica e registros de especialistas, o sistema dispara um alerta caso identifique algum surto de doença causada por animais silvestres, como, por exemplo, a raiva e a febre amarela.
 

A emissão do alerta vai permitir rapidez nas ações de vigilância, prevenção e controle de surtos de doenças, uma vez que identificada uma situação anormal, o Centro de Informação em Saúde Silvestre tornará disponível a informação para que os setores responsáveis possam buscar novos dados para sua identificação e confirmação e estimular a pesquisa.
 

Advertisement

Em Campinas, a princípio, o SISS-Geo será usado por técnicos da Vigilância em Zoonoses e Defesa Civil, mas, posteriormente, a população também poderá contribuir, enviando fotos e informações de animais silvestres.
 

Outra função da plataforma do SISS-Geo é ampliar o conhecimento da fauna silvestre e monitorar a biodiversidade.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare