Connect with us

Geral

De suicídio à sexualidade: a conversa sincera da Roda de Bate-Papo do Vibe

imagem 233

Na primeira Roda de Bate-Papo do programa Vibe – Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional, voltado para os jovens aprendizes da Prefeitura, o entusiasmo demonstrado pelos adolescentes permite prever que a atividade terá uma trajetória de sucesso. O modelo, uma conversa informal coordenada por técnicos da Prefeitura, foi pensado para abrir espaço aos jovens para exporem suas principais questões de vida, e foi isso o que se viu no encontro inicial.

 

Esse primeiro encontro foi na manhã da última sexta-feira, dia 26 de novembro, no antigo Plenarinho do Paço Municipal, organizado por Oscar Fonsechi Neto e Valéria de Almeida Silva, servidores da Coordenadoria de Benefícios da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Pasta que levou ao prefeito Dário Saadi a iniciativa da criação do Programa. Com decreto assinado pelo prefeito no dia 5 de novembro, Vibe foi institucionalizado.

Advertisement

 

A Roda de Bate-Papo é uma das ações previstas no Vibe e foi criada como “um momento dedicado inteiramente aos jovens, dando oportunidade para que conversem, troquem experiências, recebam orientações, falem de seus anseios e de qualquer tema que achem importante e que tenha repercussão nas suas vidas”, detalha Oscar Fonsechi Neto. Ele acompanhou essa primeira conversa e testemunha que os jovens saíram “de olhos brilhando, com gosto de quero mais e já aguardando pelo próximo encontro”. Segundo ele, a previsão é que os encontros sejam semanais.

 

Advertisement

E nem sempre as conversas foram fáceis. Sentindo o acolhimento e a abertura para tratar mesmo dos assuntos mais espinhosos, os adolescentes falaram de relações no ambiente de trabalho; importância da comunicação, incluindo a fala como ferramenta de resolução de conflitos internos e externos; o lugar da troca de ideias para o desenvolvimento próprio e mesmo revolucionário no ambiente coletivo; sexualidade; uso nocivo de drogas e álcool; violência doméstica; comportamento do jovem nos dias atuais; suicídio e outros que foram surgindo no decorrer da interação.

 

Para respeitar a prevenção à covid-19, cada grupo chamado para a Roda tem até 15 participantes, que mantêm os cuidados necessários, como uso de máscara e higiene das mãos. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare