Conferência de Trânsito e Transporte fixa diretrizes da Mobilidade Urbana
A população de Campinas terá neste sábado, dia 11 de dezembro, a oportunidade de debater e definir com o poder público as diretrizes que nortearão a mobilidade urbana do município em 2022 e 2023, na 9ª Conferência Municipal de Trânsito e Transporte. O evento será realizado das 8h às 16h30 no Centro Universitário UniMetrocamp Wyden (Rua Dr. Salles Oliveira, 1.661, Vila Industrial).
Organizada a cada dois anos, a Conferência reúne a sociedade civil e a Administração municipal para identificar, discutir e consolidar esses objetivos, divididos em cinco eixos temáticos. É necessário confirmar presença até as 12h da sexta-feira, 10/12, pelo e-mail [email protected], informando nome completo e bairro de residência.
Serão formados grupos de discussão nos seguintes eixos:
– Planejamento da Mobilidade Urbana;
– Segurança viária;
– Educação, comunicação e participação social;
– Transporte público coletivo;
– Mobilidade Sustentável como ferramenta de inclusão social.
Os munícipes escolhem um ou mais grupos para participar do debate. Todos os grupos terão um coordenador, um facilitador e um relator da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Os coordenadores organizam o processo e controlam o tempo; os facilitadores tiram dúvidas a respeito dos temas e da metodologia; e os relatores redigem as propostas.
Os trabalhos resultam em seis diretrizes por eixo, apresentadas na plenária para votação, por todos. No voto, que é individual, a pessoa escolhe uma dessas seis diretrizes. As três mais votadas de cada eixo compõem as 15 diretrizes finais da Conferência. As cinco mais votadas na classificação geral tornam-se prioritárias. O resultado será publicado na segunda-feira, 13/12, em www.emdec.com.br/cmtt.
A Conferência é convocada pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte. As metas definidas no evento integram as políticas de Mobilidade Urbana da Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e Emdec, controladas, acompanhadas, avaliadas e discutidas pelo CMTT.
Programaçã completa
8h às 8h30: Credenciamento
Assinatura da lista de presença e entrega do texto-base da 9ª Conferência Municipal de Trânsito e Transporte.
9h às 9h30: Abertura oficial
– Vinicius Riverete, secretário municipal de Transportes
– Ayrton Camargo e Silva, presidente da Emdec
– Walter Rocha de Oliveira, presidente do CMTT
9h30 às 9h45: Introdução à 9ª Conferência e retrospecto da 8ª Conferência
– Wilson Folgozi de Brito, diretor de Planejamento e Projetos da Emdec
9h45 às 12h45: Formação dos grupos, discussão por eixo e elaboração dos textos preliminares
12h45 às 13h45: Pausa para almoço
13h45 às 14h35: Apresentação das diretrizes de cada eixo na plenária
14h35 às 14h50: Votação geral
14h50 às 15h00: Leitura das diretrizes e encerramento
O prazo para a confirmação de presença pelos munícipes estava inicialmente previsto para esta quarta-feira, 8/12, mas foi prorrogado até o meio-dia da sexta-feira, 10/12. No sábado, espera-se que os trabalhos sejam concluídos às 15h, mas o evento poderá se estender até as 16h30.
A dinâmica da 9ª Conferência será similar à da anterior, realizada em 7 de dezembro de 2019. As principais mudanças se referem às medidas de prevenção da covid-19. Os detalhes de 2019 e as diretrizes aprovadas na ocasião podem ser acessados em bit.ly/8_Conferência_CMTT.
Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] .