Connect with us

Geral

Com emenda que inclui dois membros eleitos por entidades de Teatro na Comissão Organizadora, Câmara aprova PL que reestrutura Campanha Municipal de Popularização do Teatro

Publicado

em

Os vereadores de Campinas aprovaram na noite desta quarta (11)  votação definitiva, durante a 62ª reunião ordinária do ano, o projeto de lei do Executivo que reestrutura a Campanha Municipal de Popularização do Teatro em Campinas – apenas a parlamentar Mariana Conti (PSOL) votou contra. O PL, no entanto, também teve aprovada emenda de autoria do líder de governo, vereador Marcos Bernardelli (PSDB), que altera a composição da Comissão Organizadora do evento, acrescentando dois integrantes eleitos pelas entidades que representam as companhias profissionais de teatro de Campinas.
No PL original, a Comissão teria três representantes indicados pela Secretaria Municipal de Cultura e dois pelo Conselho Municipal de Cultura, e poderia convidar por critério dela mesma  entidades representativas das artes cênicas. Agora, em vez do convite facultativo, será obrigatória a presença de dois membros eleitos pelas entidades que representam as companhias profissionais de teatro de Campinas sediadas na cidade por mais de dois anos – e credenciadas junto à secretaria.
A emenda aprovada acrescenta ainda que, por meio de chamamento público, a secretaria de Cultura credenciará as entidades representativas das companhias profissionais de teatro de Campinas para indicar os representantes eleitos e auxiliar a Comissão Organizadora na organização e realização da campanha. Confira abaixo a íntegra da votação desta noite de quarta.
1) APROVADO com emenda  2ª discussão e votação do Projeto de Lei nº 266/17, Processo nº 225.190, de autoria do Prefeito Municipal, que dispõe sobre a Campanha Municipal de Popularização do Teatro em Campinas, instituída pela Lei nº 10.443, de 17 de março de 2000, e dá outras providências. Parecer da Comissão de Constituição e Legalidade, favorável. A proposta tem como objetivo reestruturar a Campanha Municipal de Popularização do Teatro em Campinas, criada pela lei de 2000, passando a ser coordenada pela secretaria de Cultura. Na justificativa, o Executivo argumenta que a campanha promove o acesso da população aos teatros municipais, divulgando as produções culturais da cidade e criando alternativas para os meses de janeiro, fevereiro e julho, considerados de baixa temporada.. A emenda aprovada acrescenta à Comissão organizadora dois integrantes eleitos pelas entidades que representam as companhias profissionais de teatro de Campinas.
2) APROVADO Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo n° 153/17, Processo nº 225.362, de autoria do senhor Ailton da Farmácia, que concede Diploma de Mérito Digno de Honra “Pastor João Batista Martins de Sá” a Odair Augusto Schäfer.  O homenageado foi batizado na Igreja Evangélica de Confissão Lutherana de Friburgo, em Campinas, no ano de 1949, na qual é membro desde 63, onde foi presbítero e presidente em duas oportunidades. Foi também coordenador e executor do programa de Prevenção de Câncer Cérvico Uterino. 
3) APROVADO  Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo n° 141/17, Processo nº 225.158, de autoria do senhor Ailton da Farmácia, que concede Diploma de Mérito Digno de Honra “Pastor João Batista Martins de Sá” a Eduardo Ribeiro. Parecer da Comissão Especial de Honraria, favorável.O homenageado cresceu no bairro Vila Castelo Branco de Campinas e quando era adolescente passou a questionar a bíblia. Começou a se envolver com trabalhos religiosos voluntários e foi construindo sua fé. Atuou em rádios evangélicas e aos 23 anos mudou-se para os Estados Unidos. Lá estudou e serviu na Comunidade Brasileira de Garland, no Texas. Depois de 10 anos no exterior voltou ao Brasil e atua na Igreja Mega Vida. 
 
4) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Decreto Legislativo n° 144/17, Processo nº 225.229, de autoria do senhor Ailton da Farmácia, que concede Diploma de Mérito Digno de Honra “Pastor João Batista Martins de Sá” a Marcos Antonio Morales. O homenageado foi convertido a Igreja Pentecostal O Brasil para Cristo em 1980. Em 94 foi ordenado pastor na Igreja Missionária Pela Trindade, em Pedreira. No mesmo ano mudou-se para Campinas, ao longo dos anos fundou a Igreja Cristo é Paz, na Vila União. 
5) ADIADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei n° 277/17, Processo nº 225.228, de autoria do senhor Fernando Mendes, que institui no âmbito do município de Campinas o mês Outubro Brilhante e dá outras providências. O projeto determina que durante o mês sejam realizadas campanhas de conscientização e popularização da saúde visual, com atuação preventiva, por meio da optometria. A proposta prevê ações em escolas e atividades educativas, além de campanhas em mídias. A campanha também tem como mote a mudança de paradigma quanto aos cuidados com a visão, com foco na atuação preventiva por meio do optometrista, que é profissional da área da saúde, não médica, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular.  
6) APROVADO. Turno único de discussão e votação do Projeto de Lei n° 254/17, Processo nº 225.122, de autoria do senhor Jorge da Farmácia, que denomina Antonio Garcia uma praça pública do município de Campinas.  A praça que será denominada pertence ao bairro Vila Pompéia, entre as ruas Laranjal, Paulista e Miguelópolis. 
Texto e foto: Central de Comunicação Institucional da CMC

Geral

Formatura de GMs para atuar na fiscalização do trânsito será nesta terça

Publicado

em

Por

 

  

 

 

 

A formatura da primeira turma/2021 de Guardas Municipais para atuar como agentes de trânsito, em Campinas, acontecerá nesta terça, dia 21 de setembro, a partir das 16h, na Academia da Guarda Municipal, na Lagoa do Taquaral. O evento integra as atividades da Semana Municipal do Trânsito, que vai de 21 de setembro até 1º de outubro.  

  

 

Participarão do evento o presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva; Silvio Marcio Lavorato, representando a Secretaria Municipal de Cooperação em Assuntos de Segurança Pública; o subcomandante, Jaderson Gama, representando o Comando da GM; o diretor da Academia da GM, Vanderlei Trabuco; o diretor de Operações da Emdec, Luiz Carlos Sardinha; além dos 13 instrutores que ministraram os módulos do curso 

 

 

Foram capacitados 30 GMs para atuarem de forma específica na mobilidade no município, exercendo atividades de fiscalização e autuação de trânsito, relacionadas à circulação, estacionamento e paradas. O curso de formação teve duração de dois meses, totalizando carga horária de 200 horas, conforme determina a Portaria do Denatran nº 94, de 31/05/2017. 

 

 

A formação é resultado de um convênio entre a Secretaria de Transportes (Setransp), a Emdec e a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, por meio da Guarda Municipal.  

 

  

Esta é a primeira turma de três que serão formadas neste ano. Os GMs participantes do curso manifestaram interesse na capacitação.  

 

  

Os conteúdos da formação abordaram módulos de Legislação de Trânsito; Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização; Legislação de Trânsito Aplicada; Papel Educador do Agente; Psicologia Aplicada; Ética e Cidadania; Língua Portuguesa; Operação e Fiscalização de Trânsito; e Prática Operacional 

  

 

Todos os formandos registraram frequência mínima de 75% e tiveram aproveitamento de 70% nas avaliações finais de cada módulo. Os formandos receberão a certificação para atuar nesta nova modalidade.  

 

  

Histórico  

 

 

Em 2015, Emdec, Setransp e GM, por meio de cooperação, iniciaram essa capacitação. Naquela ocasião, 90 GMs foram capacitados e tiveram formação que envolveu temas como Mobilidade Urbana, Sistema Nacional de Trânsito, Sinalização Viária,  Operação de trânsito,  Fiscalização de Trânsito e Identificação da Infração, Preenchimento de Auto de Infração de Trânsito (AIT), Desenvolvimento Comportamental.  

 

  

Os participantes, naquela ocasião, foram avaliados, e só aqueles com nota mínima na prova final foram credenciados para realizar autuações.  

 

  

Em janeiro de 2020, foram feitas mais duas capacitações, a fim de atualizar os guardas municipais formados em 2015 no módulo Talonário Eletrônico, devido à mudança do talão de autuações que antes era em papel e foi transformado em um aplicativo. Foram reciclados 24 GMs.  

  

Continue Lendo

Geral

Campinas sedia Convenção da Abras e vice-prefeito destaca o Paes

Publicado

em

Por

 

 

 

O vice-prefeito de Campinas, Wanderley de Almeida, representou o prefeito Dário Saadi na abertura da 55ª edição da Convenção da Abras 2021 – Associação Brasileira de Supermercados, nesta segunda-feira, dia 20 de setembro. Estavam presentes os Ministros do Trabalho, Onyx Lorenzoni, e da Cidadania, João Roma, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, além de outras autoridades.

 

 

Após cumprimentar os participantes e destacar “a alegria do município em receber a convenção de um segmento tão importante”, o vice-prefeito falou sobre as medidas que a administração municipal está implementando para aquecer a economia campineira. Destacou o Paes – Programa de Ativação Econômica e Social -, do qual “várias iniciativas dialogam com o setor de supermercados”. E lembrou que estão sendo destinados para as várias linhas do programa recursos da ordem de R$ 4 bilhões, com a previsão da geração de 20 mil empregos.

 

 

O evento tem como tema a “Coopetição = Coolaboração + Competição” e visa discutir estratégia setorial, conteúdo, experiência, relacionamento e negócios. O presidente da Associação, João Galassi, salientou os números do setor, que emprega cerca de três milhões de pessoas e representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

 

 

A importância do trabalho dos supermercadistas para que o Brasil não passasse por desabastecimento foi ressaltada pelo Ministro do Trabalho, Onix Lorenzoni. Já o Ministro da Cidadania, João Roma, abordou em sua fala os programas de transferência de renda, citando o projeto Auxílio Brasil, enviado para aprovação do Congresso Nacional.

 

 

Participaram do evento ainda, a Secretária Nacional do Senacon (Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor), Juliana Domingues, e o presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do grupo Carrefour e do Carrefour Brasil, Abílio Diniz, além de empresários e executivos do setor supermercadista, da indústria e da cadeia de abastecimento. A secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Adriana Flosi, também esteve presente.

Continue Lendo

Geral

Campinas Sem Fome recebe doação em promoção do supermercado Savegnago

Publicado

em

Por

O projeto Campinas Sem Fome recebeu sexta-feira, dia 17, uma doação de R$ 5 mil de uma promoção do Supermercado Savegnago. A escolha do beneficiário foi feita pelo cliente do supermercado.
O povo de Campinas é muito generoso. Agradeço em nome do povo de Campinas por esse gesto solidário”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.
Auxílio às famílias
Em função da pandemia, a Administração Municipal promove a Campanha Campinas Sem Fome, que foi lançada com o intuito de arrecadar alimentos e produtos de higiene; 145 entidades são responsáveis pela distribuição de toda a arrecadação. A lista dos postos de coleta pode ser consultada em https://smpdccampinas.wixsite.com/campinassemfome.
O programa arrecadou até o momento 681 toneladas de comida, que resultaram em 40.796 mil cestas básicas. A Campanha Campinas sem fome foi lançada no dia 22 de março e tem como objetivo auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia.
As famílias que estejam precisando de alimentos devem se cadastrar pelo aplicativo viva vida. Basta baixar o app no celular e se inscrever. Quem tiver dificuldade com o aplicativo pode entrar em contato pelo telefone (19) 3734-2010. 

Continue Lendo

Populares