Connect with us

Geral

CloudHQ lança em Paulínia-SP o maior Data Center do hemisfério sul

dados

Com a presença do vice-presidente e titular do Ministério de Indústria, Comércio e Serviços, Dr. Geraldo Alckmin, e do Governador de Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, foi oficializada hoje (1º/03) em Paulínia-SP o início das obras daquele que será o maior Data Center do Hemisfério Sul, o GRU Technology Campus, da CloudHQ, desenvolvedora global de data centers especializada em projetos, desenvolvimento e operação para data centers de última geração do tipo hyperscale e carrier-neutral. Estiveram presentes ao evento ainda o prefeito de Paulínia, Ednilson Cazellato; o prefeito de Jaguariúna e presidente das Prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC) Gustavo Reis; o presidente do Invest SP, Rui Gomes Junior; a secretária de Desenvolvimento de Campinas Adriana Flosi, representando o Prefeito Dario Saadi; o sócio-diretor da Afonso França Engenharia, Guilherme França — responsável pela obra; os anfitriões Hossein Fateh, fundador da CloudHQ, e seu vice-presidente executivo para a América Latina, José Fraga, além de empresários, formadores de opinião e imprensa.

A primeira fase do projeto consiste em três edifícios com 48 MW cada, enquanto a segunda fase adicionará outros três edifícios com a mesma capacidade. O campus também apresenta a sua própria rota diversificada de fibra subterrânea que conectará o projeto aos principais pontos de troca de Internet na região e provedores de nuvens no mercado. A construção desses dutos está concluída.

O Prefeito de Paulínia agradeceu o investimento da CloudHQ no município e frisou que o montante vai contribuir para a revitalização de outras áreas e atração de novas empresas para a cidade.

Advertisement

O Governador Tarcísio de Freitas enfatizou que um investimento dessa magnitude trará muitos empregos e renda para Paulínia e para o Estado. “Pais de família vão levar sustento para suas residências. Vamos ter empregos de alta qualificação e isso nos impõe um desafio de formar jovens profissionais pra acessar essas oportunidades geradas com emprego de alto nível”.

Tarcísio reforçou que os estados que mais crescem nos EUA são os que mais investem em inovação e tecnologia. “No Brasil é a mesma coisa. E o que nós estamos celebrando é justamente o investimento num data center com geração de energia e linha de transmissão própria”, completou.

O Vice-Presidente do Brasil, Geraldo Alckimin, afirmou que o data center será um atrativo para novos investimentos e novas indústrias para a região e observou que a cidade de Paulínia, por estar inserida num polo tecnológico, foi muito bem escolhida. Ele comemorou as vagas de trabalho criadas com a instalação do campus. “Só na construção civil serão quase mil empregos gerados”, pontuou.

Advertisement

Durante o evento, os convidados conheceram parte da área de 200 mil m2 do campus, que abre caminho para melhorar a infraestrutura digital do Brasil por anos e décadas futuras por conta da escalabilidade, eficiência, alta performance, baixa latência e conectividade segura.

A CloudHQ, que tem interesse em expandir para a América Latina, escolheu o Brasil para o primeiro passo, tendo o México na sequência, além de outros países do continente com estudos em andamento.

O crescimento dos serviços de internet, da segurança da nuvem e dos dados, da inteligência artificial, dos veículos autônomos e de várias outras aplicações, além da grande quantidade de novos equipamentos interligados, abre um mercado que precisa de complexos tecnológicos cada vez maiores para suportar e processar uma quantidade tão grande de dados.

Advertisement

Como parte dos planos de expansão para o Brasil, a CloudHQ tem um segundo data center em desenvolvimento no Rio de Janeiro, em terreno próprio estrategicamente localizado em São João de Meriti, com viabilidade energética aprovada e em processo de obtenção das licenças para a construção. A presença da CloudHQ no Rio permitirá atender à demanda crescente e apoiará o sucesso contínuo do estado contribuindo para a necessidade do Brasil de infraestrutura digital.

A CloudHQ se orgulha em contribuir para o desenvolvimento social e econômico de Paulínia e suas comunidades vizinhas, criando empregos, gerando receita e apoiando iniciativas locais como a iluminação do campo de futebol local e a construção de infraestrutura de transporte público para facilitar e melhorar as opções de mobilidade para a população.

Sobre a CloudHQ

Advertisement

A CloudHQ é um provedor global de data centers especializado em projetar, desenvolver e operar as melhores instalações de data center de alta escala e com rede de comunicação neutra. A CloudHQ entende quais são as necessidades críticas de capacidade para a armazenagem de carga de TI de seus clientes, pois são de missão crítica e em constante evolução.

Fundada em 2016 por Hossein Fateh, CEO e co-fundador da DuPont Fabros Technology, a CloudHQ já possui Data Centers construídos e em desenvolvimento em:

-Ashburn, Manassas e Culpeper — Virginia/USA

Advertisement
  • Minneapolis e San Antonio — Texas/USA
  • Londres – Reino Unido
  • Milão — Itália
  • Frankfurt – Alemanha (vários campi)
  • Paris – França;
  • Paulínia e Rio de Janeiro — Brasil
  • Querétaro, México

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare