Connect with us

Geral

Centros de Saúde de Campinas atendem 329 pacientes neste domingo

imagem 227

Neste domingo, dia 28 de março, os 14 Centros de Saúde (CSs) abertos em Campinas atenderam a 329 pacientes com sintomas respiratórios e gripais. Destes, 12 precisaram ser removidos pelo Samu para assistência em ambiente hospitalar. No sábado, dia 27, foram 555 pessoas atendidas, com 13 levadas ao hospital.

O atendimento foi exclusivo para pacientes com quadros suspeitos de Covid. O objetivo é que os Centros de Saúde façam o primeiro atendimento e encaminhem somente os casos mais graves reduzindo a demanda nos Prontos-socorros e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Rede Mário Gatti.

A Secretaria de Saúde vai avaliar ao longo dos próximos dias, dependendo da demanda nos atendimentos, se manterá o mesmo esquema no próximo final de semana.

Advertisement

Entre os Centros de Saúde que ficaram abertos estão o Perseu Leite de Barros; o Vicente Pisani Neto (Satélite Íris 2); o Floresta; o São Marcos; o Aurélia; o Costa e Silva; o São Quirino; o Capivari; o Santo Antônio; o Vista Alegre; o Campo Belo; o Vila Ipê; o São José; o São Bernardo.

Onde procurar atendimento

Pessoas com sintomas respiratórios e gripais devem procurar atendimento primeiramente nos Centros de Saúde para avaliação e, se necessário, fazer exame específico para Covid-19, que será agendado na própria unidade básica.
A infecção pelo novo coronavírus pode causar tanto quadros leves quanto graves. Os quadros graves, de pacientes com falta de ar, que precisam de ventilação mecânica e intubação, chamam mais a atenção. Porém, coriza, nariz escorrendo, tosse, garganta raspando ou quadros como sinusite e inflamação de garganta também podem ser causados pelo vírus. Uma pessoa pode passar o novo coronavírus para outras desde dois dias antes do início dos sintomas até dez dias depois dos primeiros sinais, mesmo com esses sintomas mais leves, por isso, a importância de ir até a unidade de saúde e fazer o exame.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare