Connect with us

Geral

Centro de Educação Ambiental recebe exposição sobre febre amarela

imagem 88

 

Uma exposição educativa sobre a febre amarela começou nesta quinta-feira, 14 de junho, no Centro de Educação Ambiental “Professora Egle Carneiro de Oliveira Passadore”, dentro do Bosque dos Jequitibás. A mostra explica aos visitantes o que é a doença, formas de transmissão, o papel do macaco, esclarece os sintomas, diagnóstico e prevenção, além de contar um pouco sobre a história da febre amarela em Campinas.

 

Advertisement

 

Os dados sobre a doença são apresentados por meio de cartazes, folders e até com uma réplica de um ambiente florestal com macacos empalhados das espécies bugio, prego e sauá. Além disso, cinco agentes de controle ambiental treinados estarão no local para explicar e tirar as dúvidas do público sobre a doença.

 

Advertisement

 

“A ideia surgiu da preocupação que as pessoas têm de visitar parques e bosques que têm primatas por causa da febre amarela e ensinar ao público tudo sobre a doença. A exposição está usando um espaço que é de educação ambiental para falar de uma doença que tem um componente ambiental”, esclarece Douglas Presotto, médico veterinário do Bosque. Além disso, a mostra vai reforçar a ideia de que os primatas não transmitem febre amarela para as pessoas, mas sim o mosquito, que tem um comportamento mais silvestre do que urbano.

 

Advertisement

 

A expectativa é que 2 mil pessoas passem pela exposição. A mostra educativa é uma parceria entre as secretarias de Serviços Públicos (por meio do Departamento de Parques e Jardins), Saúde (pela Unidade de Vigilância em Zoonoses), Cultura e Comunicação.

 

Advertisement

Febre amarela

 

 

Advertisement

A vacinação contra a febre amarela continua em Campinas e está disponível em todos os centros de saúde. Em Campinas foi registrado um caso autóctone da doença em 2017 na região rural de Sousas.

 

 

Advertisement

Entre 2016 e 2018, a UVZ notificou 147 macacos com suspeita de febre amarela, sendo 6 em 2016, 127 em 2017 e 14 em 2018. Destes, somente 9 animais, em 2017, foram confirmados positivos para a doença.

 

 

Advertisement

Serviço

 

Exposição educativa sobre a febre amarela

Advertisement

 

 

Data: de 14 de junho até 30 de setembro

Advertisement

Horário: de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h às 16h45

Local: Centro de Educação Ambiental Professora Egle Carneiro de Oliveira Passadore, próximo ao treatro Carlito Maia, dentro do Bosque dos Jequitibás.

Entrada gratuita

Advertisement

Agendamento para escolas por meio dos telefones 3259.1699 e 3231.8975

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare