Connect with us

Geral

RH implanta programa de promoção à saúde e bem-estar dos servidores

imagem 90

A Secretaria de Recursos Humanos, por meio do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor, implantou neste semestre o “Programa de promoção à saúde e bem-estar dos servidores”, que consiste em oficinas, palestras e eventos com foco na saúde física e mental dos funcionários da Prefeitura.

 

O piloto do programa foi realizado em abril, com a Secretaria de Educação. Foram feitas duas oficinas que abordaram conceitos gerais de qualidade de vida no trabalho, a importância do lazer e da cultura e uma sobre saúde vocal (cuidados com a voz e técnicas de aquecimento e desaquecimento para professores).

Advertisement

 

A partir de agora, as unidades interessadas podem solicitar oficinas encaminhando um e-mail para o DPSS ([email protected]) com o nome do local de trabalho, quantidade de participantes, data e período disponíveis.

 

Advertisement

“O programa tem caráter permanente e prevê a realização de oficinas que abordam o bem-estar geral, autoconhecimento, relacionamentos interpessoais, alimentação, práticas corporais, saúde vocal e auditiva, saúde financeira, envelhecimento saudável e importância do lazer e cultura para a saúde”, explica o coordenador de Promoção à Saúde, José Francisco Silva Ferreira.

 

Também estão previstas palestras sobre diferentes temáticas no âmbito da qualidade de vida e eventos culturais e esportivos e levantamento e acompanhamento dos dados relativos à saúde dos servidores, identificando as principais demandas das unidades e cargos.

Advertisement

 

Resultados

 

Advertisement

Ainda de acordo com os responsáveis pelo programa, os resultados esperados são a sensibilização e o engajamento dos gestores e dos servidores nos temas sobre a saúde e qualidade de vida; redução dos índices de absenteísmo e afastamentos para tratamento de saúde; redução de fatores que interferem na qualidade de vida dos servidores, favorecendo assim possíveis desdobramentos positivos no trabalho e em outros espaços da vida social.

 

Entre os temas abordados no módulo básico estão: – Oficina introdutória: o que é promoção à saúde e bem-estar no trabalho; – Saúde mental: o que conhecer a mim mesmo tem a ver com o meu trabalho; – Saúde física: cuidar do meu corpo dentro e fora do trabalho: o que isso significa; – Saúde vocal para profissionais da educação: saúde vocal: como posso cuidar da voz? – Determinantes socioculturais do processo saúde doença: lazer e cultura fazem parte da saúde?.

Advertisement

 

Dentro do módulo específico, os temas previstos são: – Saúde física e mental: quando o consumo de álcool vira abuso?; – Saúde auditiva: será que o barulho faz mal só para o ouvido?; – Saúde mental: entender as diferença – como conviver com a pessoa com deficiência no ambiente de trabalho; – Saúde financeira: estou trabalhando, mas sempre cheio de dívidas. Não consigo guardar dinheiro!; – Saúde mental: práticas de convivência no ambiente profissional; e – Saúde física e mental: cheguei à aposentadoria, como continuar ativo?.

 

Advertisement

As atividades serão realizadas pela equipe multiprofissional da Coordenadoria de Promoção à Saúde do Servidor, composta por profissionais da área de assistência social, psicologia, fonoaudiologia e fisioterapia.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3236-0320 ou pelo e-mail [email protected] . O Departamento de Promoção à Saúde do Servidor fica na Rua Onze de Agosto, 744 – Centro.

Advertisement

 

Serviço

Programa de promoção à saúde e bem-estar no trabalho dos servidores municipais de Campinas

Advertisement

Inscrições e informações: 3236-0320 ou pelo e-mail [email protected] .

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare