Carmo Luiz apresenta projeto para que a cidade tenha postos de recarga para carros elétricos
O vereador Carmo Luiz (PSC) protocolou na Câmara de Campinas um projeto de lei que obriga a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos. De acordo com a proposta, as concessionárias de serviços de distribuição de energia elétrica serão obrigadas a instalar esses pontos de recarga de baterias junto às vagas de estacionamentos públicos que serão disponibilizadas para este fim.
O projeto determina ainda que a prefeitura deve desenvolver mecanismos para que tanto nos prédios públicos como nos residenciais tenham tomadas para recarga de veículos elétricos nas vagas de garagens. O executivo deve disponibilizar normas técnicas de como esses pontos de abastecimento devam ser instalados, considerando as constantes mudanças tecnológicas do setor e as modalidades de recarga, se normal ou rápida, dentre outras que venham a ser disponibilizadas.
Carmos Luiz ressalta que o projeto vem para iniciar um processo natural que deve ocorrer nos próximos anos. “Já temos no mercado nacional pelo menos três modelos de automóveis híbridos, a ideia já é evitar problemas quando a tecnologia corresponder a um número mais expressivo da frota”, adianta.
De acordo com a proposta a prefeitura deve determinar o órgão competente municipal que vai estabelecer as condições de fornecimento, as tarifas aplicáveis para esta finalidade.
O projeto está em análise pelas comissões permanentes da Câmara e se receber parecer favorável deve passar por dois turnos de votação em Plenário.
Texto e Foto: Central de Comunicação Institucional da CMC