Connect with us

Geral

Campinas terá oficina gratuita de Fotografia Autoral e Celular de 22 a 26 de janeiro

fotografia

Explorar a arte fotográfica por meio das lentes de um celular é um dos objetivos da Oficina Fotografia Autoral e Celular que será realizada pela fotógrafa campineira Juliana Engler. O curso será oferecido gratuitamente nos dias 22, 24 e 26 de janeiro, das 9h às 12h, na Casa da Cultura Itajaí, em Campinas. Destinada ao público jovem e adulto, serão oferecidas 20 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo email [email protected].

A estrutura do curso foi projetada para abordar não apenas aspectos técnicos, mas também para incentivar os participantes a desenvolverem uma visão autoral e artística nos participantes.

A oficina introduz o conceito de mobgraphia, que explora a criação de arte fotográfica por meio do celular, e a utilização dela na fotografia autoral. “Hoje em dia todo mundo tem um celular e todo celular tem câmera fotográfica. Apesar da maioria dos equipamentos não terem muitos recursos, com algumas informações simples e pontuais é possível que qualquer pessoa possa melhorar as fotos que faz”, destaca Juliana.

Advertisement

A estrutura do curso irá abordar as questões técnicas necessárias, mas também permitir aos alunos visualizar o efeito a ser obtido e desta forma elaborar melhor o trabalho também do ponto de vista estético. Inclui ainda na oficina: manutenção e limpeza da lente do celular, como segurar o equipamento corretamente, enquadramento e composição, como fotografar, medição da luz, explorando os recursos do celular como flash, self timer, bloqueio AE/AF, além de aprender sobre opções de formatos e práticas fotográficas.

Exposição Construções Poéticas

A oficina Fotografia Autoral e Celular faz parte do projeto “Construções Poéticas”, que consiste na exposição da fotógrafa Juliana Engler. A mostra oferece um olhar único sobre a vida urbana, vista através da janela de sua casa e registrada pela lente do seu celular a partir de março 2020, em um momento em que o mundo se recolheu devido à pandemia de Covid-19.

Advertisement

Depois da passagem pela Casa de Vidro do Museu da Cidade, em Campinas, durante o mês de novembro, a exposição foi dividida. Uma parte do acervo está no Museu da Imagem e do Som (MIS) que poderá ser vista até 31 de janeiro. As outras fotos irão para e Casa da Cultura de Itajaí e ficarão expostas de 22 de janeiro a 22 de fevereiro.

A mostra conta com imagens de 50cm x 50cm impressas em painéis de acrílico, uma vez que este material traz um diálogo interessante com o conceito do trabalho pelos reflexos e transparências possíveis. Com curadoria de Ana Helena Grimaldi e Carolina Engler, além das fotos registradas no período pandêmico, foram incluídas também novas imagens da artista, inéditas e confeccionadas especialmente para a exposição.

O projeto Construções Poéticas foi contemplado e patrocinado pelo Fundo de Investimentos Culturais de Campinas – FICC 2022, pertencente à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. O FICC tem como finalidade fomentar a produção artística local.

Advertisement

Juliana Engler

Juliana Engler é fotógrafa e designer de moda formada pela Faculdade Santa Marcelina. Em 1998 fundou o Ateliê Cromo na cidade de Campinas junto com sua irmã, também fotógrafa, atuando desde então tanto na área pedagógica, comercial e artística do ramo fotográfico.

Já participou de inúmeras exposições e recebeu diversos prêmios em importantes salões brasileiros, como o Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba, Prêmio Revelação de Artes Plásticas de Americana, Mapa Cultural Paulista, Fundo de Investimento de Cultura de Campinas – FICC, ProAC, dentre outros.

Advertisement

Além das aulas no Ateliê Cromo, tem lecionado em projetos do SESC, da Prefeitura Municipal de Campinas, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, do Senac e do Sesi.

Serviço

Oficina Fotografia Autoral e Celular

Advertisement

Juliana Engler

Período: dias 22, 24 e 26 de janeiro, das 9h às 12h.

Onde: Casa de Cultura Itajaí

Advertisement

Rua Benjamin Moloisi, 669, Parque Itajaí, Campinas.

Inscrições gratuitas[email protected]

Contato: (19) 99297-9707

Advertisement

Exposição “Construções Poéticas”

Casa de Cultura Itajaí

Rua Benjamin Moloisi, 669, Parque Itajaí, Campinas.

Advertisement

Visitações: de 22 de janeiro a 22 de fevereiro

Horários: de segunda a sexta, das 8h às 17h

Entrada: gratuita

Advertisement

MIS Campinas – Museu da Imagem e do Som

Rua Regente Feijó, 859 – Centro. Campinas / SP.

Visitações: até 31 de janeiro

Advertisement

Horários: de terça a sexta das 9h às 17h e sábado das 9h às 15h.

Entrada: gratuita

Contato: (19) 99297-9707

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare