Connect with us

Geral

Campinas tem nota máxima do Tesouro Nacional em capacidade de pagamento

imagem 102

Campinas conseguiu nota A em capacidade de pagamento (Capag) na última análise feita pelo Tesouro Nacional. É a primeira vez em dez anos que a cidade chega à nota A, sendo que nos levantamentos dos anos anteriores estava sendo atribuída a nota C. As análises do Capag avaliam o risco do crédito do município que quer contrair empréstimos com garantia da União. Entre as dez maiores cidades do estado de São Paulo, Campinas é a única que conquistou a nota A em 2022. Já entre as 17 cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes, apenas outros três municípios, Goiânia, Porto Alegre e São Luís, atingiram a nota máxima.

 

A nota demonstra que a Prefeitura de Campinas está com suas contas equilibradas, resultado das medidas de rigor fiscal. Os indicadores revelam controle da dívida do município, uma relação adequada entre receita e despesa, além de boa liquidez.

Advertisement

 

Para o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o desafio de executar o rigor fiscal foi maior por conta das demandas geradas pela pandemia. “Conseguimos essa nota A atendendo às necessidades que surgiram na pandemia, como a abertura de leitos de UTI, sem comprometer o orçamento e com a manutenção de absolutamente todos os serviços à população. Campinas terá condições de avançar ainda mais com essa avaliação do Tesouro”, afirma o prefeito.

 

Advertisement

O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, ressalta que a nota Capag é um passo muito importante para o crescimento de Campinas. “A Prefeitura fez a lição de casa e essa nota representa todo um esforço em manter a saúde financeira, vital para a segurança da gestão pública e para a atração de novos investimentos”, explica o secretário.

 

Capag

Advertisement

 

A nota de capacidade de pagamento é atribuída pelo Tesouro Nacional baseada em três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez em que cada um recebe nota A, B, C ou D. O município só atinge a nota máxima se a classificação destes três indicadores for unânime, ou seja, todos devem receber a nota A.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare