Connect with us

Geral

Saúde atualiza orientações sobre covid-19 em instituições para idosos

imagem 101

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), publicou nesta terça-feira, dia 12 de abril, o guia atualizado para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) quanto à pandemia de covid-19. O documento traz diversas orientações e informa à população que as visitas estão liberadas, desde que não haja casos suspeitos ou surto de covid na ILPI. Neste último caso, apenas poderão ser autorizadas visitas em situações urgentes e inadiáveis, como para pessoas gravemente doentes ou em fase terminal.
No guia, o Devisa ressalta a necessidade de que os visitantes sejam avaliados antes de entrarem quanto a sinais indicativos de covid-19 (quadro de síndrome gripal). O quadro é marcado por, pelo menos, dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, alteração de olfato ou paladar. Para crianças, considera-se também nariz entupido. Os visitantes devem informar se tiveram contato com casos suspeito ou positivo de covid nas últimas duas semanas. Em caso de sintomas ou contato, a visita deve ser proibida e o visitante, orientado a procurar um médico.
A assessora técnica e enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde, Priscila Brandão Pegoraro, ressaltou que, liberados para entrarem, os visitantes devem usar obrigatoriamente a máscara de proteção. “As instituições devem reservar uma área separada e com boa ventilação – de preferência aberta – para as visitas, evitando que muitas pessoas externas fiquem aglomeradas no mesmo período”, disse. Vale ressaltar que o ambiente deve sempre estar higienizado com álcool a 70%, assim como presentes, objetos e embalagens a serem entregues aos moradores.
A instituição deve anotar os dados do visitante, para contato posterior, se necessário. E ele deve comunicar imediatamente à ILPI se apresentar sintomas da doença nos três dias seguintes.
Priscila ressaltou que a população idosa foi a mais acometida durante todo o período pandêmico, e continua sendo a parcela da população com mais risco de gravidade e óbito. “É importante que os idosos e seus familiares sejam vacinados contra a covid-19. A vacina contra a gripe (Influenza) também está disponível para os grupos prioritários, que devem se imunizar, visto que essa é uma doença que também pode apresentar complicações em pessoas vulneráveis”, disse.
Residentes
Os moradores devem ser monitorados para sintomas de infecção respiratória no momento em que ingressarem e durante sua permanência na ILPI. Todos devem ser orientados a intensificar a lavagem das mãos ou usar álcool a 70%, por pelo menos 20 segundos, em cada caso. Aqueles que não conseguirem fazer isso sozinhos, devem ser auxiliados. Recomenda-se, ainda, evitar tocar no rosto, olhos e nariz; não compartilhar itens pessoais e cobrir a boca e nariz ao espirrar.
Moradores das instituições poderão sair para visitar familiares, durante o dia, retornando à noite para dormir na ILIPI. Após o retorno, devem usar máscara cirúrgica por 7 dias e ser monitorados quanto a sintomas durante 14 dias após a visita. Familiares também devem comunicar se tiverem sintomas.
As orientações divulgadas pelo Devisa servem tanto para ILPIs quanto para outros alojamentos coletivos.
Profissionais e cuidadores
Profissionais de saúde, cuidadores e outros que prestam assistência aos residentes devem usar máscara cirúrgica. Residentes com sintomas respiratórios ou com covid-19 confirmada também devem usar, toda vez que estiverem fora dos quartos ou se dividirem espaço com outros moradores.
Os profissionais não devem comparecer ao trabalho se estiverem com sintomas respiratórios; se apresentarem sintomas durante o expediente, devem deixar o local, procurando atendimento médico para avaliação. O responsável pela ILPI deverá comunicar a Vigilância Regional se houver suspeita entre moradores e residentes.
O documento completo, bem como os contatos das unidades de vigilância regional estão no link: https://covid-19.campinas.sp.gov.br/sites/covid-19.campinas.sp.gov.br/files/recomendacoes-tecnicas/Conte%C3%BAdo%2005-2%20Orienta%C3%A7%C3%A3o_%20ILPIs_Orienta%C3%A7%C3%A3o%20das%20Visitas%20Familiares_Edi%C3%A7%C3%A3o2_%20julho%202021.pdf
Os serviços de Day Care para Idosos continuam suspensos. Mais informações podem ser obtidas também nas unidades regionais.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare