Connect with us

Geral

Campinas segue em Estado de Atenção pelo excesso de chuva

imagem 26

Campinas está em Estado de Atenção pelo excesso de chuva registrado nos últimos dias. O índice pluviométrico (que mede chuvas acumuladas) nas últimas 72 horas chegou em 148,2 milímetros na tarde desta sexta-feira, 3 de fevereiro. 

 

O coordenador regional e diretor do Departamento de Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, reforça que quando o índice ultrapassa os 80 milímetros acumulados é considerado Estado de Atenção, pois aumenta muito o risco de alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos, desabamentos e quedas de muros. 

Advertisement

 

Com isso, a Defesa Civil intensifica as vistorias preventivas em locais considerados de risco. “A saturação do solo pelo grande volume de água acumulada amplia os riscos de deslizamento de terras e desabamento de imóveis. Por isso, também são realizadas interdições preventivas em decorrência das vistorias”, explica. 

 

Advertisement

A orientação do órgão em caso de emergência é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

 

A Defesa Civil também disponibiliza um serviço de alertas via “SMS” de forma gratuita para os celulares dos cidadãos. Para se cadastrar e acessar este serviço, basta enviar um “SMS” com o CEP da sua região para o número 40199. 

Advertisement

 

A partir da confirmação do cadastro o cidadão passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região. Os alertas são sobre risco de mau tempo como deslizamento, tempestade, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval. 

 

Advertisement

Contingência

 

O Plano de Contingência trabalha com quatro níveis de alerta e cada um deles desencadeia uma ação específica. São os seguintes:

Advertisement

Nível 1 – Estado de Observação, quando chove até 80 milímetros (mm) e há um acompanhamento dos índices pluviométricos;

Nível 2 – Estado de Atenção, quando o índice pluviométrico fica acima de 80,1 mm e são realizadas vistorias de campo em áreas de risco;

Nível 3 – Estado de Alerta, com remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias;

Advertisement

Nível 4 – Estado de Alerta Máximo, deflagra a remoção de toda a população que mora em áreas de risco. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare