Connect with us

Geral

Bonecos manipuláveis serão aliados na inclusão de crianças com deficiência

imagem 205

A magia que envolve as brincadeiras infantis trouxe encantamento para a cerimônia de apresentação dos cinco personagens da Turminha da Inclusão na Diversão. A proposta é trabalhar de forma lúdica a sensibilização e a importância do processo de inclusão da pessoa com deficiência no município de Campinas.
A apresentação dos personagens, transformados em bonecos, ocorreu na tarde desta quarta-feira, dia 28 de novembro, na Sala Azul do Gabinete. Participaram as crianças e suas famílias, técnicos que atuam na área e autoridades municipais.
Os bonecos manipuláveis e a história das crianças que deram origem aos personagens passam a integrar as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH). Haverá nova apresentação no 1º Festival de Arte “Inclusão na Diversão” no próximo sábado, 1º de dezembro, no Parque das Águas.
Tanto os personagens da Turminha da Inclusão quanto o Festival de Arte visam promover a educação em Direitos Humanos e sensibilizar a população, especialmente crianças, sobre a riqueza das diferenças e combate ao preconceito. O projeto foi elaborado pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD/SMASDH) e contemplado com a premiação, em primeiro lugar, pelo edital do PROAC – Programa de Ação Cultural da  Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Emocionada com o resultado do trabalho, a secretária da SMASDH, Eliane Jocelaine Pereira, afirmou que a secretaria tem trabalhado muito, nesta gestão, para que a política da pessoa com deficiência avance ainda mais no município e esteja sempre em pauta. “Hoje temos um produto social valiosíssimo nas mãos como mais uma ferramenta de transformação da sociedade. Por isso quero ressaltar o empenho de nossa equipe na elaboração do projeto que culminou com a aprovação no Proac, na criação da Turminha e do Festival, com o intuito de promover a educação em Direitos Humanos e sensibilização da população, tendo em vista o combate ao preconceito”, afirmou.
Para a secretária de Educação, Solange Pelicer, o momento é de celebração. A premiação do Proac vem ao encontro do trabalho que é realizado na Rede Municipal de Ensino que, atualmente, atende mais de mil crianças com deficiência. “Esta será mais uma ação intersetorial, que terá total efetividade”, concluiu.
Criação
Os personagens da Turminha foram inspirados em crianças reais atendidas pelo Centro de Referência da Pessoa com Deficiência. A turminha é composta por cinco crianças: Sofia, criança cega; João Victor, com deficiência física; Jade, sem deficiência; Enzo, que tem deficiência intelectual (autista); e Isabela, criança surda.
As ilustrações foram feitas voluntariamente pelo produtor Leandro Bucatte, diretor de Planejamento e responsável pela direção e criação de arte gráfica e audiovisual do LC2 Group. A partir das ilustrações, foram feitos bonecos manipuláveis para apresentação de teatro e ações interativas nas escolas e demais atividades.
De acordo com Bucatte, esse projeto transformou a sua visão sobre as questões que envolvem pessoas com deficiência. “Tenho mais de 20 anos de profissão e nunca tinha feito nada inclusivo. Esse projeto tem que estar em todos os lugares para que cresça e transforme outras pessoas, como me transformou”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare