Connect with us

Geral

Campanha pelo fim da violência contra a mulher começou nesta segunda-feira

imagem 204

Um dia intenso… muito gratificante!” Foi com esta frase que a responsável pela Coordenadoria da Mulher da Prefeitura de Campinas, Elza Fratini Montali, resumiu a abertura da Campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” que ocorreu nesta segunda-feira, dia 26 de novembro, na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade. Aproximadamente 500 pessoas participaram das atividades.
Esse evento é sempre muito gratificante, pois percebemos que muitas pessoas que passam pela praça têm acesso à informação e conhecimento sobre a legislação e a rede de atendimento às mulheres que sofrem violência.
A ação visa também alertar os homens sobre a gravidade da violência doméstica. É bom perceber que as pessoas estão abertas para falar desse assunto tão íntimo e que foi, por tanto tempo, velado na nossa sociedade. Só assim podemos ter expectativas de quebrar o silêncio e superar a violência”, ressaltou Elza.
O evento contou com atrações artísticas e sociais no período da manhã e da tarde. Foram apresentadas atrações como a dança do ventre, pelo grupo Ranya do CEU Florence, e houve uma interação com o público conduzida pelo Movimento Vital Expressivo, que utiliza como instrumentos de ação o movimento, a massagem, expressão e liberação da voz, respiração, entre outras propostas.
Teve também a apresentação, pela Guarda Municipal, da peça “Até quando, Maria? Até quando?” que, segundo a coordenadora da Mulher, chamou muito a atenção do público e foi importante para as mulheres perceberem, através da encenação, tudo o que passam dentro de suas casas, como forma de alerta.
Além da parte cultural, houve orientação jurídica oferecida por representantes da Comissão da Mulher da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, que participa da Rede da Mulher. O CAISM – Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher distribuiu preservativos e uma cartilha sobre o uso do DIU – Dispositivo Intra-Uterino.
Os demais serviços da rede, em especial o CEAMO, SARA-M, SOS Ação Mulher e Família, Conselho da Mulher, Guarda Amigo da Mulher, AFASCOM, Polícia Militar, CREAS – Centro de Referência de Assistência Social, dentre outros, foram representados por profissionais que distribuíram mais de três mil folhetos informativos para as pessoas que passaram pelo local. 
Para as crianças, a diversão, gratuita, ficou por conta da pintura no rosto, cama elástica, pipoca e algodão-doce.
Campanha
16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma campanha internacional de combate à violência contra mulheres e meninas. A campanha acontece todos os anos, entre 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Teve início em 1991, durante encontro de mulheres de diferentes países no Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL). No Brasil, a Campanha ocorre desde 2003. Cerca de 150 países participam do movimento.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare