Connect with us

Geral

ANAC mantém sítio aeroportuário para a nova concessão de Viracopos

imagem 73

O conselho da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aprovou a manutenção dos 27 km2 do sítio aeroportuário para a nova licitação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. O poder público da região, incluindo a Prefeitura, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana e o Parlamento Metropolitano, se mobilizaram para a manutenção do sítio aeroportuário em 27 km2 na nova licitação do aeroporto, que deve ser concluída no final de 2022. Agora, o Tribunal de Contas da União tem 90 dias para analisar a minuta e, após esse prazo, o edital será publicado no Diário Oficial da União.

 

No dia 14 de dezembro do ano passado, o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann, esteve em Campinas em um encontro com representantes do poder público e empresas que operam no aeroporto para apresentar o projeto de concessão que previa a redução do sítio para 13 km2. À época do anúncio, houve reação contra o redimensionamento da área, já que, na visão da Prefeitura e de representantes da iniciativa privada, o aeroporto não deve crescer apenas para acompanhar a demanda, mas ser um dos vetores com papel estratégico para impulsionar o desenvolvimento de toda a região.

Advertisement

 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, comemorou a manutenção do sítio aeroportuário: “É uma vitória nossa, de Campinas e da RMC. Vínhamos reivindicando isso porque o Aeroporto de Viracopos é estratégico para o futuro não só de Campinas, mas também de toda a região. Uma área maior possibilita aumento da geração de emprego e renda, além de induzir o desenvolvimento da região, o que beneficia toda a população”, afirmou o prefeito.

 

Advertisement

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, a revisão do projeto foi uma grande conquista para a economia do município. “A área de Viracopos é comparada a de grandes aeroportos mundiais que hoje são polos logísticos e empresariais. Nosso aeroporto tem potencial para figurar entre os maiores do mundo e ser um grande propulsor de crescimento para Campinas e região”, afirma a secretária.

 

Um estudo do doutor em economia do Instituto de Geociências da Unicamp, Josmar Cappa, prevê que a implantação de uma cidade aeroportuária com ampla variedade de serviços tem potencial para criar mais de 140 mil empregos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare