• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Campinas inicia ações do Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo nesta terça, dia 10

Agnelo familia by Agnelo familia
fevereiro 9, 2026
in Noticias
0

A Coordenadoria Departamental de Políticas para a Prevenção ao Uso de Drogas de Campinas, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad), os Narcóticos Anônimos (área oeste de Campinas), o Instituto Padre Haroldo e a Emdec realizam, nesta terça-feira, 10 de fevereiro, uma roda de conversa sobre o alcoolismo. O público são os alunos do ensino médio da Escola Estadual Professora Lais Bertoni Pereira, na região do Ouro Verde. 

 

A ação abre as atividades do Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, celebrado em 18 de fevereiro. Na quinta-feira, 12, uma nova roda de conversa sobre o mesmo tema será realizada na Escola Estadual Carlos Gomes, no Centro. No dia seguinte, 13, haverá três ações com blocos carnavalescos e grupos musicais (confira abaixo). No dia 18 de fevereiro, quarta-feira, às 18h, será transmitido um podcast no Instituto Força Jovem, com o tema “Prevenção às Drogas” (https://www.instagram.com/grupoforcajovem__/). 

 

“Dar início à Campanha do Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo dentro da escola é um recado direto: prevenção se faz com informação, escuta e diálogo, especialmente com os jovens”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social. “As rodas de conversa e as ações nos territórios são um convite ao diálogo e à responsabilidade coletiva. Prevenção não é um evento pontual, é um trabalho contínuo”, concluiu. 

 

As ações consideram que o Carnaval é ocasião em que o consumo de álcool e de outras drogas aumenta.  

 

O que dizem as pesquisas 

 

  • Fiocruz: o consumo de bebidas alcoólicas atinge cerca de 17% da população, com aumento de 30% entre 2012 e 2022. 

  

  • Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, do IBGE (2019): mais de 60% dos estudantes de 13 a 17 anos relataram ter ingerido álcool em algum momento nos 30 dias anteriores ao preenchimento do questionário.  

  • Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas: estima-se que 3,5 milhões de pessoas são dependentes de álcool e de outras drogas. 

 

De acordo com o Vigitel, do Ministério da Saúde, o uso de bebidas alcoólicas cresce conforme os anos de estudo. O indicador vai de 23,2% entre quem tem até oito anos de escolaridade a 34,3% entre quem estudou 12 anos ou mais. Uma hipótese é que esse comportamento se associe a fatores socioeconômicos, com maior poder aquisitivo, maior acesso a bebidas alcoólicas e maior frequência a ambientes que favorecem o consumo, como bares, restaurantes, festas e eventos sociais, o que transforma o álcool em símbolo de status.  

 

Serviço 

Terça, 10/2 

• Roda de conversa sobre o alcoolismo na Escola Estadual Professora Lais Bertoni Pereira 

 

Quinta, 12/2 

• Roda de conversa sobre o alcoolismo na Escola Estadual Carlos Gomes 

 

Sexta, 13/02 
• 18h às 20h, Bloco Abre Alas. Local, Rua Francisco de Barros Filho, 386, Praça Durval Pátaro, Barão Geraldo. 

 

Sábado, 14/02 
• 13h, Carna Satélite. Local, Rua Jorge Antônio Gadia, 131, Arena Satélite, bairro Satélite Iris. 
• 14h30, Bloco Tomá Na Banda. Observação, “Esse Bloco Anda!”. Para acompanhar o bloco, acesse o monitoramento pelo site, https://campinas.sp.gov.br/carnaval. 
• 16h, Bloco da Galinhada. Local, Rua Manoel Herculiano da Silva Coelho, 85, sem número, Joaquim Egídio. 
• 17h, Bloco da Vila. Local, Rua Eleutério Rodrigues, 308, sem número, Vila Nova. 

 

Domingo, 15/02 
• 13h15, Carna Rock. Local, Praça Marechal Floriano Peixoto, Estação Cultura, Centro. 
• 14h30, Bloco Batuka. Local, Rua Irmã Serafina, 919, Praça Carlos Gomes, Cambuí. 
• 15h30, Bloco Tancredão. Local, Avenida Tancredo Neves, 1040, Vila Maria Eugênia. 
• 16h30, OMG Refavela. Local, Rua José Pereira dos Santos, 366, Centro de Lazer do Parque Oziel, Parque Oziel. 

 

Quarta, 18/02 
• 18h, participação em podcast no Instituto Força Jovem, em Jundiaí, com o tema “Prevenção às Drogas”. 

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Urbanismo e Bombeiros esclarecem sobre procedimentos para solicitar Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB)

Next Post

Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua faz 227 atendimentos em Campinas

Next Post

Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua faz 227 atendimentos em Campinas

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d