O Instituto Pavão Cultural inaugura a exposição “Gaia, Terra Viva – São Paulo é Terra Indígena” no dia 6 de novembro, às 18h. A mostra reúne artes, ciências e saberes ancestrais através de obras individuais e colaborações das artistas Beá Meira, Claudia Baré, Larissa Ye´pa e Rayane Barbosa Kaingang. A curadoria do projeto é da artista e pesquisadora Susana Oliveira Dias.
 

A exposição marca o encerramento do projeto “Circulação A carne de Gaia”, que foi contemplado pelo edital PROAC-26/2024 Circulação de Exposições de Artes Visuais. A proposta busca discutir as possibilidades geradas pelo diálogo entre os diferentes saberes. A visitação fica em cartaz até 13 de dezembro.
 

Paralelamente à mostra, o espaço oferece atividades durante o mês de novembro. No dia da abertura (6), às 18h30, a artista Larissa Ye’pa ministra uma oficina de grafismos indígenas, utilizando carimbos de madeira e pigmentos naturais. No dia 22 de novembro, às 15h, será exibido o vídeo-documentário “Wehsé darasé / Trabalho da roça” (2016), seguido de uma conversa com a diretora, Larissa Ye’padiho Duarte Tukano.
 

Ainda no dia 22, às 16h, acontece o lançamento do vídeo-documentário “Circulação A Carne de Gaia”, realizado por meio do edital PROAC 26/2024. A sessão contará com a presença da produtora Fernanda Ferreira, equipe de produção, curadora e artistas.
 

A programação se encerra no dia 29 de novembro, às 15h, com a “Oficina de Trançados Kaingang”, ministrada pela artista Rayane Barbosa. O Pavão Cultural funciona de quarta-feira a sábado, das 15h às 19h.

Serviço:

Exposição “Gaia, Terra Viva – São Paulo é Terra Indígena”

Data: 6 de novembro (quinta-feira)

Horário: às 18h

Local: Instituto Pavão Cultural

Endereço: rua Maria Tereza Dias da Silva, 708, Barão Geraldo

Entrada gratuita