A exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas”, dedicada ao legado do arquiteto campineiro, atraiu cerca de 1 mil visitantes no sábado, dia 1º de novembro, no primeiro dia de visitação. A abertura contou com a presença de admiradores de arquitetura, estudantes, profissionais da área e moradores curiosos para conhecer o espaço reformado.
Com entrada gratuita, a exposição segue aberta nas galerias do Centro de Convivência até 21 de março de 2026, de quarta a sábado, das 14h às 19h.
A abertura contou com a presença da secretária de Cultura e Turismo Alexandra Caprioli, familiares e representantes do arquiteto. Durante o evento, o público pode visitar pela primeira vez as duas novas salas expositivas do Centro de Convivência, que abrigam mais de 220 itens do acervo de Penteado, entre plantas, maquetes, desenhos, obras originais, objetos pessoais e documentos restaurados.
A exposição, com curadoria de Guilherme Wisnik, propõe uma imersão na obra de Fábio Penteado (1929–2011), autor de projetos emblemáticos como o próprio Centro de Convivência Cultural, inaugurado em 1976. O espaço projetado pelo arquiteto se tornou símbolo da integração entre arte, arquitetura e convivência e a mostra busca reconectar Campinas com essa herança criativa e urbanística.
Além das peças físicas, o público pode assistir a dois documentários sobre o arquiteto — um dirigido por Wisnik e outro, inédito, assinado por Paulo Markun, jornalista autor do livro “Fábio Penteado na Escala da Multidão: Histórias de Arquitetura”, pela editora Cobogó. A tecnologia também marca presença na exposição, com o chatbot “Fábio IA”, que utiliza inteligência artificial para recriar a voz e as ideias do arquiteto, oferecendo uma experiência interativa aos visitantes.
Quem foi Fábio Penteado
O campineiro Fábio Moura Penteado formou-se arquiteto pelo Mackenzie em 1953 e teve atuação marcante como jornalista, professor e militante da arquitetura democrática. Foi presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) entre 1966 e 1968 e um dos defensores da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).
Participou da União Internacional de Arquitetos (UIA) e defendeu o concurso público como forma democrática de escolha de projetos. Premiado no Brasil e no exterior, Penteado deixou um legado que alia estética, política e compromisso social com o espaço urbano.
Serviço – Exposição “Fábio Penteado: Pétalas e Estrelas”
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas “Carlos Gomes”
Endereço: Praça Imprensa Fluminense – Cambuí, Campinas
Visitação: até 21 de março de 2026 – de quarta a sábado, das 14h às 19h
Entrada gratuita







