Neste sábado, 25, Campinas recebe o Fórum de Economia Criativa, um evento gratuito voltado a profissionais, empreendedores e entusiastas do setor. A iniciativa faz parte do projeto CriaTivos, financiado pela Fundação FEAC, e tem como objetivo fortalecer a economia criativa local e promover o desenvolvimento sustentável por meio da cultura e do empreendedorismo.
O evento é realizado por uma parceria entre o NaViela, Fundação FEAC e Estação Cultura e acontecerá das 14h às 18h, na Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto, Centro). O projeto conta com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.
O Fórum contará com mesas temáticas, apresentações artísticas e uma feira de empreendedores locais, promovendo o diálogo sobre desafios e oportunidades da economia criativa. Entre as participações confirmadas estão o DJ Bola, Fabiana Ivo e representantes da Fundação FEAC.
De acordo com Karina Cappelli, coordenadora de projetos da área de Inclusão Produtiva da Fundação FEAC, o fórum é um momento especial porque viabiliza encontros, escutas e colaboração. É também um momento de celebrar a força transformadora da economia criativa nas periferias. “Foram 60 pessoas empreendedoras que passaram pelas formações do projeto CriaTivos, impulsionando a economia criativa local e deixando um legado de aprendizado e pertencimento”, completa.
Programação
Haverá duas mesas com debates importantes e abertos à participação do público. A Mesa 1 terá como tema “Economia Criativa, Desafios e Possibilidades”, e contará com abertura de Fabiana Aguiar, cofundadora e gerente de Gente e Gestão do Fundo Agbara, o primeiro fundo filantrópico liderado por mulheres negras no Brasil. O debate contará com a participação de Guta Chaves, jornalista gastronômica, escritora, curadora de eventos, palestrante e colaboradora do Gastronomia Periférica, um projeto de impacto da área de gastronomia pensando em empregabilidade e capacitações; e Ednusa Ribeiro, empreendedora, ativista e líder social. A facilitação ficará a cargo de Fabiana Ivo, gestora operacional do Negócio de Impacto da Periferia A Banca e da ANIP (Articuladora de Negócios de Impacto da Periferia) e pesquisadora de metodologia Freireana e Literatura Marginal.
Já a Mesa 2 debaterá “Qual o papel do dinheiro para o seu negócio – Empreendedorismo e Sustentabilidade na Economia Criativa”, com abertura do Dj Bola falando sobre “5 maneiras de trazer grana para o seu negócio”. O debate contará ainda com a participação de Michelle Fernandes, criadora da Boutique de Krioula – marca pioneira em moda afro -, mentora, educadora e influenciadora no campo do empreendedorismo real; e Tony C., um dos maiores elaboradores do hip hop brasileiro, escritor, roteirista e diretor. A mediação será feita pelo DJ Bola.
Encerrando o dia, o público poderá prestigiar shows das bandas Substâncias e PUNKA, além de visitar a Feira de Empreendedores, com produtos e iniciativas locais que expressam a diversidade criativa da região, incluindo artesanato, moda e flash tatoo.
Para participar do evento, aprender e trocar saberes sobre economia criativa, basta chegar. A entrada é gratuita.
Segundo encontro
No dia 8 de novembro, o Fórum de Economia Criativa retorna à Estação Cultura com uma programação voltada ao aprofundamento de temas essenciais para empreendedores da economia criativa. A abertura contará com apresentação musical da banda Substâncias e falas de representantes da Fundação FEAC, DJ Bola e Fabiana Ivo, destacando o papel da economia criativa no fortalecimento de territórios. A programação completa do segundo encontro será divulgada em breve.
Serviço
Fórum de Economia Criativa de Campinas – 1º encontro
Quando: sábado, 25 de outubro, das 14h às 18h
Local: Estação Cultura – Praça Mal. Floriano Peixoto, Centro, Campinas
Entrada: gratuita e aberta ao público





