O projeto cultural Oficinas de Música Caipira emocionou o público ao levar sua música de raiz ao palco do recém-inaugurado teatro do Centro de Convivência Cultural. A apresentação ocorreu na quinta-feira, 23 de outubro, às 19h30, com entrada gratuita, e reuniu coral, violão e viola caipira em um espetáculo que celebrou a tradição da cultura caipira. Crianças, jovens e adultos dividiram o palco com os músicos e professores João Paulo Amaral (viola caipira) e Ricardo Matsuda (violão), com a regência de Jairo Silveira.

 

O repertório, repleto de referências afetivas da música brasileira, conduziu a plateia a uma verdadeira viagem pelo universo rural, com clássicos populares.

 

Com vozes afinadas, arranjos sensíveis e a força dos instrumentos da cultura popular, a apresentação reforçou a importância de valorizar as tradições que moldaram a história musical do interior do país. Lágrimas e aplausos prolongados comprovaram o efeito da  potência artística do grupo.

 

Criado em 2017, o projeto Oficinas de Música Caipira oferece aulas gratuitas de viola caipira, violão, musicalização e canto coral na Escola Estadual Francisco Barreto Leme, no distrito rural de Joaquim Egídio, em Campinas. As aulas de viola caipira, violão e musicalização são realizadas no contraturno e voltadas exclusivamente aos alunos da escola. O coral adulto, com mais de 30 integrantes, é aberto ao público em geral, sem necessidade de experiência musical prévia. Em 2025, mais de cem pessoas são beneficiadas diretamente pela iniciativa.

 

O projeto é realizado pela Kalithéa, empresa do grupo Direção Cultura, que há 25 anos desenvolve ações culturais, sociais e esportivas com uso de leis de incentivo. O patrocínio é da Aviagen, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

A apresentação contou com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Campinas.