O Departamento de Turismo da Prefeitura de Campinas está investindo na formação e atualização dos guias de turismo da cidade, e oferece uma série de treinamentos e vivências com parceiros locais. A proposta é ampliar o repertório dos profissionais e fortalecer o conhecimento sobre os atrativos e as atividades econômicas que fazem parte da identidade campineira.

“Com essas ações, a secretaria reforça o compromisso em qualificar os profissionais que apresentam Campinas para visitantes de todo o país. A ideia é estimular o turismo de experiência e o fortalecimento do orgulho local”, explicou o diretor do Departamento de Turismo, Eros Vizel. 
 

Economia e turismo

Na última sexta-feira, 17 de outubro, o grupo participou de uma visita à Fábrica Café Canecão, marca tradicional com sede no bairro São Bernardo. Durante o treinamento, os guias puderam conhecer de perto todo o processo de produção do café, desde o recebimento e seleção dos grãos até o envase. 
 

O encontro teve caráter multissensorial e educativo, permitindo que os participantes vivenciassem os aromas, sabores e histórias por trás de um dos produtos mais importantes da trajetória econômica da região.
 

Para o guia de turismo Rafael Constancio, a experiência foi enriquecedora. “Conhecer o Café Canecão foi uma experiência multissensorial valiosa, pois aumentou o meu repertório como guia de turismo e possibilitou conhecer mais sobre o café, um dos produtos mais importantes da história de Campinas”, afirmou. 
 

Já Wagner Couto destacou o orgulho em conhecer uma indústria de referência nacional. “Presenciar o carinho, cuidado e profissionalismo de todos os envolvidos no processo, desde o recebimento dos grãos, passando pelos testes de qualidade até o envase, foi surpreendente. Realmente fiquei impressionado”, contou.
 

A guia Cassia Campos também ressaltou a importância da iniciativa. “Através da parceria do Departamento de Turismo de Campinas, a visita à fábrica do Café Canecão foi um grande aprendizado”, afirmou.
 

Parceria com a Ceasa

A segunda fase de treinamento foi nesta terça, dia 21 de outubro, na Ceasa Campinas. Durante a manhã, os profissionais de turismo tiveram uma vivência prática, para conhecerem o espaço por completo e, na parte da tarde, receberam treinamento teórico.
 

Para a guia de turismo Kizzy Oliveira, o treinamento teve grande importância. “Essa capacitação é valiosa para o âmbito profissional, e também para explorar, de fato, o que acontece aqui na nossa cidade. Eu não conhecia dentro da Ceasa, como funcionava esse nível de distribuição, não conhecia também o Instituto Isa, que faz o reaproveitamento antes de descartar, antes da perda do alimento. Então foi muito importante para que a gente entendesse como tudo funciona”.
 

Kizzy é de Campinas e já havia frequentado o Mercado de Flores antes de conhecer a Ceasa por completo. “Tem também o Mercado de Flores que é tão pertinho. Aqui temos preços bem competitivos, muitas flores e plantas de qualidade. Isso faz enriquecer muito o turismo da cidade e o pertencimento também”, destacou a guia, sobre a relevância da área de flores e plantas.