A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, da Prefeitura de Campinas, promoveu nesta segunda-feira, 13 de outubro, um encontro voltado à orientação profissional e empregabilidade para 141 jovens aprendizes participantes do Programa Vibe (Vivências, Integração, Bem-Estar e Educação Profissional).
O evento abordou temas como mercado de trabalho, comunicação profissional e postura em entrevistas de emprego, com o objetivo de preparar os jovens para futuras oportunidades.
Na primeira parte do encontro, a agência de empregos Inova, parceira no programa Vibe, apresentou a palestra: “Da postura à comunicação: estratégias para conquistar oportunidades”.
Em seguida, equipes da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas e dos Patrulheiros Campinas conduziram uma roda de conversa sobre entrevistas de emprego, além de realizar dinâmicas em grupo com os participantes.
“Temos trazido diversos temas para os nossos jovens aprendizes. No mês passado falamos sobre saúde mental e agora trouxemos a temática do emprego, já que muitos estão terminando o programa e logo estarão participando de entrevistas e conquistando postos de serviço”, destacou a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira.
Para o jovem aprendiz Arthur Gomes Oliveira a palestra foi essencial. “Citaram muitos assuntos que com certeza vou levar adiante, porque vão contribuir para o nosso futuro no mercado de trabalho”, contou.
“Já me atentava bastante sobre como me portar e ver a dinâmica me trouxe mais um esclarecimento que vai impactar no meu futuro profissional”, completou.
O programa
Na Prefeitura, 147 jovens fazem parte do Vibe. Os contratos de aprendizagem são feitos pelo Patrulheiros Campinas.
O Vibe é desenvolvido em quatro pilares: – Direitos Humanos e Respeito às Diferenças; – Valorização da integração interpessoal no trabalho; – valorização das atribuições e tarefas que serão exercidas; e – Busca pelo aprendizado e qualificação.
Participam jovens aprendizes com idade a partir de 16 anos, que permanecem no programa por 1 ano e 5 meses.
Para os jovens, o Vibe tem a intenção de promover a valorização das aptidões e interesses; maior integração; capacitações, cursos e palestras; serviço de acolhimento e escuta qualificada; e o selo “Vibe Aprendizado”, certificando a passagem do jovem pelo programa.
O Vibe também tem ações voltadas para os orientadores e para as empresas, que receberão o selo “Vibe Parceiros” quando promoverem algum tipo de incentivo aos jovens – como concessão de bolsas de estudos – e também para as que os contratarem depois que saírem do programa.





