Entre os dias 6 e 10 de outubro, a Prefeitura de Campinas, por meio do SOS Rua, fez a 436 abordagens a pessoas em situação de rua em diferentes regiões do município. As equipes ofereceram apoio para documentação civil, encaminhamentos em saúde e acesso à rede socioassistencial.

“Intensificamos a atuação integrada, com foco em documentação, saúde e conexão com a rede, porque cada abordagem precisa se transformar em oportunidade de proteção social”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

Onde e o que foi feito

Região Central

  • 331 abordagens e 46 atendimentos na sede.
  • Encaminhamentos para Centros POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Consultório na Rua, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), unidades de saúde, cartórios e Poupatempo.
  • Concessão de benefícios de transporte, busca de certidões e reuniões com parceiros da rede.

Área Central (Entorno)

  • 50 abordagens e 156 atendimentos.
  • Emissão e agendamento de documentos, acompanhamento a agência bancária e apoio da Defensoria Pública e de serviços municipais especializados.

Região Sul

  • 23 abordagens, 18 atendimentos na sede, 19 encaminhamentos e 18 referenciamentos.
  • Ações contínuas de aproximação com o público e análise de casos para definição de encaminhamentos.

Região Leste

  • 12 abordagens.
  • Encaminhamentos ao Centro POP e ao IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) para documentação.

Região Norte

  • 9 abordagens e 3 atendimentos.
  • Ações de aproximação, discussão de casos com a saúde, contato com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e participação de alunas de Psicologia da PUC-Campinas em acompanhamentos de campo.

Região Noroeste

  • 7 abordagens.
  • Acompanhamentos para emissão de documentos, contato com familiares e com Cartório de Registro Civil/CIC (Centro de Integração da Cidadania), visitas ao CRAS Florence I e ao Poupatempo.

Região Sudoeste

  • 4 abordagens.
  • 30 certidões de nascimento retiradas, ações de aproximação, contato com o CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial III), atendimento via 156, articulação com família e 5 plantões na sede.

Encaminhamentos e serviços durante a semana

Foram realizados encaminhamentos e acompanhamentos para: CAPS AD Independência e Reviver, Centros POP I e II, Consultório na Rua, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Carlos Lourenço, Centros de Saúde, cartório eleitoral e cartórios de registro civil, além de reuniões com conselhos e coordenações temáticas.

Como acionar o SOS Rua
Telefone:
(19) 3253-4512 (das 8h às 18h)
WhatsApp: (19) 99984-6496 (das18h às 20h)