Entre os dias 6 e 10 de outubro, a Prefeitura de Campinas, por meio do SOS Rua, fez a 436 abordagens a pessoas em situação de rua em diferentes regiões do município. As equipes ofereceram apoio para documentação civil, encaminhamentos em saúde e acesso à rede socioassistencial.
“Intensificamos a atuação integrada, com foco em documentação, saúde e conexão com a rede, porque cada abordagem precisa se transformar em oportunidade de proteção social”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
Onde e o que foi feito
Região Central
- 331 abordagens e 46 atendimentos na sede.
- Encaminhamentos para Centros POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), Consultório na Rua, CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), unidades de saúde, cartórios e Poupatempo.
- Concessão de benefícios de transporte, busca de certidões e reuniões com parceiros da rede.
Área Central (Entorno)
- 50 abordagens e 156 atendimentos.
- Emissão e agendamento de documentos, acompanhamento a agência bancária e apoio da Defensoria Pública e de serviços municipais especializados.
Região Sul
- 23 abordagens, 18 atendimentos na sede, 19 encaminhamentos e 18 referenciamentos.
- Ações contínuas de aproximação com o público e análise de casos para definição de encaminhamentos.
Região Leste
- 12 abordagens.
- Encaminhamentos ao Centro POP e ao IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) para documentação.
Região Norte
- 9 abordagens e 3 atendimentos.
- Ações de aproximação, discussão de casos com a saúde, contato com o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e participação de alunas de Psicologia da PUC-Campinas em acompanhamentos de campo.
Região Noroeste
- 7 abordagens.
- Acompanhamentos para emissão de documentos, contato com familiares e com Cartório de Registro Civil/CIC (Centro de Integração da Cidadania), visitas ao CRAS Florence I e ao Poupatempo.
Região Sudoeste
- 4 abordagens.
- 30 certidões de nascimento retiradas, ações de aproximação, contato com o CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial III), atendimento via 156, articulação com família e 5 plantões na sede.
Encaminhamentos e serviços durante a semana
Foram realizados encaminhamentos e acompanhamentos para: CAPS AD Independência e Reviver, Centros POP I e II, Consultório na Rua, UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Carlos Lourenço, Centros de Saúde, cartório eleitoral e cartórios de registro civil, além de reuniões com conselhos e coordenações temáticas.
Como acionar o SOS Rua
Telefone: (19) 3253-4512 (das 8h às 18h)
WhatsApp: (19) 99984-6496 (das18h às 20h)







