Connect with us

Geral

Vigilância de Alimentos interdita cafeteria na Rodoviária de Campinas

imagem 150

Uma cafeteria do Terminal Rodoviário de Campinas foi interditada na manhã desta quinta-feira, dia 16 de dezembro, por funcionamento em desacordo com as legislações vigentes. A medida foi aplicada pela Vigilância Sanitária de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). A inspeção no local foi desencadeada após o recebimento de denúncias via 156 e a equipe que fez a vistoria detectou condições incompatíveis com a atividade de lanchonete.

 

 

Advertisement

O estabelecimento comercial, que estava em pleno funcionamento, não possuía Laudo de Execução de Serviço de Controle de Pragas, realizado por empresa licenciada, e havia infestação de baratas de esgoto (Periplaneta americana) no local. Como existia risco evidente à saúde dos consumidores, a cafeteria foi autuada e interditada.

 

 

Advertisement

O estabelecimento poderá voltar a desenvolver suas atividades após providenciar todas as adequações necessárias e adotar as boas práticas na manipulação e armazenagem de alimentos.

 

 

Advertisement

De acordo com as inspeções sanitárias realizadas pelo Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos, a ocorrência de infrações relacionadas à falta de controle integrado de pragas em estabelecimentos de alimentação em Campinas tem sido frequente. Em 2021, até 15 de novembro, o órgão recebeu 550 denúncias gerais por falta de boas práticas. Dessas, 110 foram por infestação de pragas, ou seja, 20% do total. 

 

 

Advertisement

Deixar de realizar esse serviço de controle representa um alto risco à saúde dos frequentadores e podem ser aplicadas sanções previstas na legislação vigente ao estabelecimento.

 

 

Advertisement

Para denunciar situações do tipo, os cidadãos podem utilizar o canal oficial 156 da Prefeitura de Campinas. O serviço pode ser acessado por telefone, internet e aplicativo de celular. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare