Geral

Uarini: zoológico de Americana recebe ariranha do Amazonas

Um jovem macho de ariranha chamado Uarini, originário da cidade de Uarini, Amazonas, foi resgatado por membros do Instituto Mamirauá em 31 de maio. Devido à ameaça de extinção, o animal foi transportado via aérea até Manaus e temporariamente alojado no INPA.

Em parceria com a LATAM e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, o Programa Voo Solidário permitiu que a ariranha fosse levada de Manaus para Guarulhos. O transporte terrestre até o Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana foi conduzido pela Prefeitura de Americana.

O zoológico de Americana adaptou um recinto para Uarini, que será inicialmente mantido na área de quarentena e posteriormente disponibilizado para visitação pública. O transporte gratuito de animais ameaçados de extinção pela LATAM em 2023 já alcançou 55 animais no Brasil, contribuindo para a preservação da biodiversidade.

A ariranha, um predador aquático, é nativa da região Amazônica e apresenta características morfológicas distintivas, como a forma achatada da cauda. A espécie possui um pelame denso e é conhecida por suas vocalizações complexas.

A história do resgate envolveu esforços de várias entidades, incluindo o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o Instituto Mamirauá. A colaboração resultou na transferência do animal para o Zoo Americana, a fim de contribuir para a conservação da espécie.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock