Geral

Ranking coloca Campinas como a 7ª cidade mais competitiva do País

Campinas foi eleita a sétima cidade mais competitiva do País no Ranking de Competitividade dos Municípios divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade aparece à frente de 21 capitais, incluindo Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife.

Considerando apenas a região Sudeste, Campinas aparece em 4° lugar.

Confira os 20 primeiros colocados no ranking:

1. Florianópolis (SC)

2. São Paulo (SP)

3. Barueri (SP)

4. Porto Alegre (RS)

5. São Caetano do Sul (SP)

6. Curitiba (PR)

7. Campinas (SP)

8. Vitória (ES)

9. Santana de Parnaíba (SP)

10. Santos (SP)

11. Maringá (PR)

12. Belo Horizonte (MG)

13. Balneário Camboriú (SC)

14. São Bernardo do Campo (SP)

15. Blumenau (SC)

16. Jundiaí (SP)

17. Jaraguá do Sul (SC)

18. Criciúma (SC)

19. Indaiatuba (SP)

20. São José do Rio Preto (SP)

O ranking completo pode ser acessado pelo link https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/.

O levantamento considera apenas municípios com mais de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na atual edição do levantamento, indicadores de 410 municípios foram analisados.

A análise contempla 65 indicadores divididos em 13 grandes setores: Inovação e dinamismo econômico, inserção econômica, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, telecomunicação, capital humano e saneamento. Cada pilar tem um peso diferente. No final, os indicadores são combinados e chega-se a uma nota.

A nota de Campinas foi 62,29. Florianópolis, que ficou em primeiro lugar, atingiu 65,92.

Potenciais

O levantamento do CLP destaca os pontos potenciais responsáveis pela boa colocação de Campinas no ranking nacional. O principal é inovação e dinamismo econômico (Campinas tem a 6ª melhor avaliação neste quesito em todo o País), seguida por sustentabilidade fiscal, saneamento, qualidade da saúde, funcionamento da máquina pública, acesso à educação e segurança.

O ranking considera ainda três dimensões: economia, instituições e sociedade. Na dimensão “economia”, que considera indicadores financeiros e fiscais, Campinas aparece em 8° lugar entre os 410 municípios avaliados. Em “instituições” a cidade aparece na 20ª colocação e, em “sociedade”, em 25° lugar.

Os resultados completos de Campinas podem ser obtidos no link https://municipios.rankingdecompetitividade.org.br/SP/campinas/geral/ranking-geral.

Sobre o ranking

O CLP é uma organização suprapartidária que atua desde 2008 para formar novas lideranças públicas por meio de cursos, eventos e ações em todo o país.

O Ranking de Competitividade dos Municípios está em sua 4ª edição.

Segundo o CLP, seus objetivos são incentivar a competição positiva entre os municípios, permitir a obtenção de um amplo mapeamento dos fatores de competitividade, valorizar casos de sucesso, ser uma ferramenta para cidadãos avaliarem e cobrarem de forma eficiente o desempenho dos formuladores de políticas públicas e possibilitar uma comparação simples, direta e concisa, entre localidades.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock