Connect with us

Geral

Top 3: Campinas celebra conquista no Prêmio Nacional de Inovação

imagem 112

Representantes de universidades, centros de pesquisa, empresas e poder público participaram de uma solenidade realizada nesta terça-feira, 15 de março, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), para celebrar a conquista no Prêmio Nacional de Inovação, que colocou Campinas no Top 3 em ecossistemas de inovação em estágio consolidado. O evento foi uma forma de agradecer a todos os 41 atores de inovação de Campinas que contribuíram com dados para que fosse feita a inscrição no prêmio. Além de Campinas, também foram finalistas no Prêmio Nacional de Inovação, o Vale do Pinhão (Ecossistema de Inovação de Curitiba) e o Sri Iguassu Valley (Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná), que foi o vencedor da categoria. O resultado foi anunciado no último dia 15 de março em São Paulo,

 

 

Advertisement

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, Newton Frateschi, abriu o encontro com uma apresentação sobre o ecossistema de inovação de Campinas que envolve instituições de conhecimento, poder público, empresas, habitats de inovação, atores de fomento, entidades de classe ligadas à ciência, tecnologia e inovação e sociedade civil. Frateschi mostrou toda a trajetória da cidade em seu crescimento nesta área desde a fundação do Instituto Agronômico de Campinas, em 1887, até o início das atividades do acelerador de partículas Sirius para tornar Campinas uma referência mundial em inovação.

 

 

Advertisement

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, afirmou que o prêmio é de toda a cidade e que o poder público vem trabalhando para estimular cada vez mais o ambiente de tecnologia e inovação. “Esse prêmio mostra o sucesso que Campinas teve nas últimas décadas nessa área. Modernizamos a Lei de Incentivos Fiscais, que é ousada, e vai trazer empresas, empregos e riqueza para a nossa cidade. Nosso trabalho é para que o setor de tecnologia amplie cada vez mais”, afirmou o prefeito.

 

 

Advertisement

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi, falou sobre a força de Campinas e de seus números expressivos (décimo maior PIB e segundo maior per capita do país) e do orgulho em fazer parte deste ecossistema. “É muito importante o poder público alinhavar esse ecossistema para se chegar a um resultado como este. Campinas se destaca internacionalmente com projetos icônicos”, disse a secretária.

 

 

Advertisement

Já o presidente da Câmara Municipal de Campinas e do Parlamento Metropolitano, vereador Zé Carlos, disse que cidade tem se destacado no cenário nacional nos últimos dez anos e que na próxima edição do prêmio o ecossistema local ficará em primeiro lugar.

 

 

Advertisement

 

Ao final da solenidade, todos os participantes se reuniram para fazer uma foto com o troféu que marcou a consolidação de Campinas no Top 3 dos ecossistemas de inovação do Brasil.

 

Advertisement

 

 

Também participaram do encontro os secretários de Trabalho e Renda, Gustavo Tella, e de Finanças, Aurílio Caiado, o reitor da PUC-Campinas, Germano Rigacci Junior, o ex-reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, o diretor-geral do IAC, Marcos Landell, o subsecretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Orlando Melo de Castro, além dos representantes do ecossistema de inovação.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare