Secretaria de Esportes realiza balanço das ações efetivadas em 2019
Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI
A Secretaria de Esportes da Prefeitura de Indaiatuba trabalha para permitir acesso à atividade física, buscando uma melhoria na qualidade de vida do munícipe, através de programas que abrangem a população a partir dos 6 anos de idade. A pasta é comandada pelo secretário, Marcos Antônio de Moraes, e propõe programas permanentes como o Projeto Esporte Cidadão (para faixa etária de 6 a 14 anos); o Projeto de Lazer em duas vertentes, o Lazer Esportivo e o Fitness (a partir dos 16 anos até a 3ª idade), o Projeto Juventude Esportiva (de 15 a 21 anos). A Secretaria também trabalha o Esporte Competitivo, o qual representa a cidade em várias modalidades. Atualmente a Secretaria de Esportes disponibiliza 34 modalidades em 22 polos esportivos e 19 polos de lazer.
Para o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), o esporte vai além da atividade física e por isso tem um olhar especial da administração municipal. O esporte representa a qualidade de vida e aqui em Indaiatuba temos tradição na prática esportiva, temos muitos atletas profissionais e também os amadores que praticam para o lazer e para melhorar a saúde. Este ano tivemos ótimos resultados no Esporte Competitivo nos Jogos Regionais e Jogos Abertos, além de várias modalidades que se destacaram em competições nacionais e internacionais. Tenho muito orgulho de acompanhar de perto essas conquistas para a nossa cidade, comenta Gaspar.
O secretário da pasta também enfatiza os resultados do trabalho desempenhado este ano. Em Indaiatuba temos um bom investimento no Esporte e sem isso não teríamos um bom resultado no Competitivo, para o ano que vem teremos um investimento especial em infraestrutura, onde novas instalações esportivas serão entregues para comunidade, revela.
LAZER ESPORTIVO
O Lazer Esportivo da Secretaria de Esportes visa propor benefícios à saúde física e mental para pessoas a partir dos 16 anos, incluindo a terceira idade, que contribuem para a melhoria da qualidade de vida; democratizar o acesso às práticas esportivas e de lazer e universalizar o direito social ao esporte e ao lazer. Uma das principais ações do Lazer Esportivo foi o aumento de 1.500 alunos em relação a 2018, chegando no total de quase 9 mil atendimentos.
Esse ano iniciaram as atividades do núcleo esportivo Bem Viver, que visa o atendimento da terceira idade. O Lazer Esportivo completou 16 anos do Programa Ginástica no Parque e cerca de 2.4 mil pessoas já participaram dessa atividade. A Zumba no Parque é um projeto voltado para a família que promove a prática da atividade física, da mesma forma a Zumba no Bem Viver, proporciona acessibilidade do idoso a prática da dança, priorizando o ritmo e a recreação. Outras atividades estão crescendo em no que se refere ao atendimento, como a Yoga, ginástica no Parque e a Dançaterapia.
O setor realizou capacitação e desenvolvimento do trato da dança/aula nos núcleos esportivos da Secretaria de Esportes e as campanhas sociais como: Campanha de leite que arrecadou mais de 1.000 litros para atendimento de diversas instituições de nossa cidade; Campanha de Arrecadação de Fraldas Geriátricas, foram 126 mil unidades angariadas para oito entidades atendidas, o equivalente a 15.750 pacotes de fraldas.
ESPORTE CIDADÃO
Com a finalidade de estimular e democratizar a atividade esportiva e a convivência entre a comunidade, ressaltando a qualidade de vida, o bem-estar físico e social, a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto) e a Secretaria Municipal de Esportes oferecem o programa Esporte Cidadão.
Inserido na Lei de Incentivo ao Esporte, como manifestação Educacional, este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 18 núcleos esportivos, 9 mil vagas em 18 modalidades esportivas e uma equipe de professores e coordenadores empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor.
Os alunos do Esporte Cidadão participaram de encontros entre as modalidades e dos festivais que encerraram as atividades. Em 2019 o setor fez uma readequação das faixas etárias atendidas e com a inauguração do Complexo Morada do Sol, ampliamos o atendimento.
DEPARTAMENTO SOCIAL E JUVENTUDE ESPORTIVA
Os jovens de 15 a 21 anos participam dos projetos esportivos da Secretaria, oferecendo diversas atividades para população conforme sua preferência, de acordo com o número de vagas disponíveis.
Este projeto abrange todo o município com acessibilidade em 14 núcleos esportivos, 1.200 vagas em 14 modalidades esportivas e uma equipe de professores qualificados e empenhados em desenvolver e organizar atividades para atender cada vez mais e melhor. Atualmente o projeto conta com 1.190 inscritos.
O projeto realizou esse ano o Circuito Esportivo Jovem que contou com cerca de 900 pessoas em duas edições em diversos núcleos esportivos pela cidade. No Departamento Social conta com 4 modalidades em 5 núcleos esportivos e atende aproximadamente 300 pessoas.
COMPETITIVO
Com um total de 183 pontos obtidos, a equipe de Indaiatuba conquistou o título de Bicampeã geral dos 63º Jogos Regionais de Americana. O resultado conquistado pelo grupo foi um feito novamente inédito. Pela primeira vez em sua história, a cidade foi bicampeã por pontos e estabeleceu novo recorde na conquista de medalhas, com 241 no total, sendo 145 de ouro, 64 de prata e 32 de bronze, ficando no 1° lugar na classificação geral dos Jogos, superando potências do esporte regional, como Americana (178 pontos) e Campinas (162 pontos) segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Indaiatuba participou do 83º Jogos Abertos do Interior em Marília e conquistou um marco histórico nesta competição sendo 15º colocada com 98 pontos e 124 medalhas (81 de ouro, 35 de prata e 09 de bronze). As competições foram de 11 a 23 de novembro e para essa edição, a equipe da Secretaria de Esportes contou com a participação de aproximadamente 280 pessoas, entre atletas (240), técnicos (25) e a delegação (15). O destaque de resultados foi a Natação PCD com 59 ouros, 13 pratas e 1 bronze, consagrando-se campeã no masculino e no feminino.
Indaiatuba foi representada em 14 modalidades (Atletismo Masc. e Fem., Atletismo PCD Masc., Boxe Masc., Ciclismo Masc. e Fem., Futsal Masc., Ginástica Artística Masc. e Fem., Ginástica Rítmica, Handebol Masc. e Fem., Karatê Masc. e Fem., Natação Masc. e Fem., Natação PCD Masc. e Fem., Taekwondo Masc. e Fem., Tênis de Mesa Masc. e Xadrez Masc. e Fem.). Ao todo, entre masculino e feminino, foram 23 times.
Além dessas competições, que são as mais importantes para o município, outros grandes resultados foram conquistados no segmento de lutas; esportes coletivos e individuais.
A Secretaria de Esportes deu apoio para competições, eventos de corridas, caminhadas e atividades esportivas para promoção de lazer, saúde e bem-estar físico, como: Campeonato Paulista de BMX; Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista; Jogos Escolares do Estado de São Paulo; Festival de Esportes Sobre Rodas Oakley; Super Nith Corrida Noturna; 69ª Prova Ciclística 1º de Maio 2019; Campeonato Paulista de Peteca; Campeonato Paulista de Triathlon; Corrida de Rua 5 Km e 10 Km; Campeonato Paulista de Aquathlon e Sportivo Xterra
DESTAQUES
O Voleibol, categoria Infantil Masculino (sub-16), foi com tudo na equipe adversária e se consagrou vitoriosa na disputa do Bronze nesta segunda feira contra o SESI Botucatu pela Taça Ouro da Liga de Sorocaba.
Na Luta de braço, Indaiatuba foi representada por Samuel Ferreira Araújo, que foi Tetra Campeão Brasileiro.
Parceria entre Indaiatuba e Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo promoveu atividades no projeto Centro de Formação Esportiva em ciclismo no Velódromo Municipal.
Na Elite masculino da 69ª Prova Ciclística 1º de Maio, uma das mais importantes e tradicionais do país, no feriado do Dia do Trabalho, o atleta de Indaiatuba, Endrigo Rosa Pereira, conseguiu o Bicampeonato.
Indaiatuba foi representada no Super Campeonato Brasileiro 2019 de Taekwondo. A modalidade tem se destacado nas competições nacionais e internacionais.
INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA
Este ano diversos investimentos foram empregados para implementar as práticas esportivas em Indaiatuba. Estão em andamento quatro grandes obras: os núcleos esportivos da Cecap (Vila Brigadeiro Faria Lima), do Jardim Carlos Aldrovandi e do Parque Campo Bonito. Nas três obras são investidos R$ 13,7 milhões. Destaque também para a urbanização do final do Parque Ecológico, que será inaugurado no dia 7 de dezembro.
O Complexo Esportivo Cecap oferecerá piscina semiolímpica aquecida, academia e ginásio poliesportivo com uma quadra de medidas oficias e arquibancada com capacidade para 463 pessoas.
O Núcleo Esportivo do Jardim Aldrovandi, terá uma piscina semiolímpica aquecida, equipada com cadeira de transferência acessível e arquibancada para o público. A academia oferecerá um espaço multiuso para exercícios aeróbicos e lutas.
O Complexo Esportivo do Campo Bonito, contará com piscina e ginásio poliesportivo. Um dos blocos é composto por uma piscina semiolímpica aquecida, academia e espaço multiuso para exercícios aeróbicos e/ou lutas. No outro bloco funcionará um ginásio poliesportivo com uma quadra de medidas oficias e arquibancada com capacidade para 463 pessoas.
O final do Parque Ecológico, entre o Jardim Paulistano e o Jardim Morada do Sol foi equipado com campo de futebol oficial com vestiários, quadra poliesportiva, duas meias quadras de basquete, estacionamento com espaço para eventos, playground, pista de caminhada e ciclovia no entorno de três lagos.
A Quadra Estação Cidadania Esporte, construída no Centro Esportivo do Trabalhador, está em fase de conclusão e conta com quadra e arquibancada para 177 lugares no piso térreo e uma academia no pavimento superior.
O Half Pipe na Pista de Skate do Parque Ecológico já está pronta e logo será liberado para os skatistas utilizarem o espaço.
INAUGURAÇÃO
Em março foi inaugurado o Complexo Esportivo do Jardim Morada do Sol. O espaço localizado na rua Ricardo Bergamini, ao lado da Associação Amigos de Bairro XII de Junho, conta com uma quadra poliesportiva, piscina e academia cobertas. Foi construído em três etapas, sendo a primeira delas a quadra poliesportiva, construída em 2016. Com investimentos no valor de R$ 1.195.195,29, a construção da quadra recebeu um repasse do Governo Federal no valor de R$ 487.500,00, por meio de um convênio firmado com o Ministério de Esportes.
A segunda etapa de obras foi a construção de vestiários e arquibancadas, com o fechamento da quadra. A obra recebeu investimentos com recursos próprios no valor de R$ 1.271.959,44. Nessa etapa, o espaço ganhou vestiários masculino e feminino e também para a arbitragem, além de almoxarifado, depósito, área de serviço e sala de administração. A arquibancada foi construída para atender cerca de 500 pessoas.
A construção da academia e piscina foi a última etapa das obras do Complexo Esportivo. A área construída da academia, piscina e vestiário é de 933,25 m², e recebeu investimento em torno de R$ 1,6 milhões. O local também conta com uma área de estacionamento.