Connect with us

Geral

Secretaria de Educação lança ações para o “Fevereiro Violeta”

imagem 6

“Eu não conseguia anotar um recado por não saber ler e escrever. Guardava tudo na memória para que a minha patroa não percebesse. E, quando esquecia, dizia que alguém ligou e não deixou o nome ou telefone”, disse a cozinheira Neuza Rosa de Souza, de 61 anos. Há um ano ela passou a frequentar as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecidas pela Fumec (Fundação Municipal para Educação Comunitária). Após um ano de estudos, sua vida mudou. “Hoje, ler e escrever é tudo para mim”, comemora.  

 

Neuza faz parte de um grupo de 28,1 mil pessoas, que nos últimos oito anos, procurou pela Fumec com o intuito de se alfabetizar ou fazer um reforço nos conteúdos de Português ou Matemática. Na tarde desta segunda-feira, dia 3 de fevereiro, Neuza esteve ao lado do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, na Sala Azul, lançando a 4ª edição da Campanha Fevereiro Violeta, que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo na cidade. Participaram do evento, a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, e o diretor executivo da Fumec, José Batista de Carvalho Filho. 

Advertisement

 

Dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), divulgados em dezembro passado, apontam que Campinas tem uma população de 16,2 mil analfabetos absolutos, o que representa 1,94% da população de 839 mil eleitores, com idade acima de 16 anos. Do total de moradores sem escolaridade, 60% são mulheres. 

 

Advertisement

“As pessoas muitas vezes precisam de um incentivo para voltar a estudar e estamos oferecendo isso”, falou o vice-prefeito. “Queremos chamar a atenção destes potenciais alunos e apresentar um caminho de oportunidades”, acrescentou a secretária de Educação. A Prefeitura oferece material didático, uniforme, alimentação e transporte para aqueles que moram ou trabalham há mais de dois quilômetros da escola. 

 

Durante o Fevereiro Violeta, a Fumec fará uma série de ações com o objetivo de atrair esses potenciais alunos, que não conseguiram estudar na idade certa. A busca ativa por esses futuros alunos é uma das ações. Equipes da Fumec estarão espalhadas pela cidade, em terminais de ônibus e praças públicas, para fazer a abordagem. “As pessoas sem escolaridade têm dificuldade em se inserir no meio”, comentou Batista. 

Advertisement

 

No próximo domingo, 9 de fevereiro, será realizada a 7ª Caminhada pela Erradicação do Analfabetismo, na Lagoa do Taquaral. No ano passado, o evento atraiu 1.200 pessoas.  

 

Advertisement

Fumec

 

Em Campinas, a Fumec oferece cursos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano) para pessoas a partir dos 15 anos, que não têm nenhum estudo ou com baixa escolaridade. Aqueles que pretendem dar continuidade aos estudos podem procurar a Secretaria Municipal de Educação, que oferece o Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano). 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare