Connect with us

Geral

Sala Lilás itinerante é inaugurada no Shopping Parque das Bandeiras

imagem 55

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8 de março, a Secretaria Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública inaugurou uma Sala Lilás itinerante no Shopping Parque das Bandeiras. O espaço pode ser acessado pela entrada D do centro de compras. O serviço teve início hoje e ficará no local até o dia 22 de março, atendendo todos os dias das 12h às 20h.

 

A Sala Lilás faz parte do programa Guarda Amigo da Mulher e é um local para acolher mulheres que são vítimas de violência doméstica, com guardas municipais femininas preparadas para receber e dar orientações dedicadas a este tipo de situação. Há dois anos funciona de forma fixa na Base Centro. As vítimas que buscam ajuda são encaminhadas à Rede Protetiva à Mulher do município e à Vara de Família, onde podem solicitar medida protetiva contra o seu agressor.

Advertisement

 

No Shopping Parque das Bandeiras, a mulher vai poder contar com o mesmo atendimento que é disponibilizado na Sala Lilás da Base Centro.

 

Advertisement

Nos dois locais, a Sala Lilás foi projetada para ser um local amigável, em que a mulher, que já está fragilizada, pode ser acolhida e receber apoio. O espaço tem até brinquedoteca para distrair as crianças enquanto as mães são atendidas. 

 

A Sala Lilás é uma parceria com o Shopping Parque das Bandeiras, que cedeu o espaço. 

Advertisement

 

“Qualquer mulher que esteja enfrentando uma situação de violência doméstica ou que conheça alguma amiga que esteja precisando de ajuda pode procurar a Sala Lilás ou ligar para o 153 para denunciar. Ela vai receber todo o apoio e orientação que precisa para sair deste ciclo de agressão”, afirma a Comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares. 

 

Advertisement

Guarda Amigo da Mulher

 

A Guarda Municipal de Campinas integra a Rede de Proteção à Mulher em Campinas por meio do programa “Guarda Amigo da Mulher” (Gama). O programa, criado pelo decreto 19.049, em 8 de março de 2016, com base na Lei Maria da Penha, tem como objetivo acompanhar e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas concedidas pelo Poder Judiciário às mulheres vítimas de violência doméstica. 

Advertisement

 

Além de monitorar o cumprimento das medidas protetivas das mulheres inseridas no Programa, o Gama tem ainda o intuito de acolher e orientar as mulheres em situação de violência, encaminhando-as aos órgãos da Rede de Atendimento, prevenir e combater os diversos tipos de violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial e promover estudos, palestras, seminários e outros eventos para divulgar os direitos das mulheres.

 

Advertisement

Atualmente, 153 mulheres estão inseridas no Gama e, desde a criação do programa, 1.289 mulheres passaram pelo programa. A equipe faz visitas periódicas na casa das vítimas e rondas nas imediações para garantir que o agressor permaneça distante. A equipe também atende quando é solicitada. 

 

Uma vez que passam a fazer parte do programa, elas são acompanhadas pela Guarda Municipal enquanto a medida protetiva judicial estiver em vigor. 

Advertisement

 

Mulheres que são vítimas de violência doméstica e que possuem medida protetiva podem solicitar este apoio da GM. Para aderir, basta ligar para o 153 ou procurar pessoalmente a Sala Lilás, na Base do Centro da Guarda Municipal (Avenida Moraes Salles, próxima ao Terminal Central). 

 

Advertisement

Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

 

No ano passado, o Programa “Guarda Amigo da Mulher” (GAMA), da Guarda Municipal de Campinas, foi premiado com o Selo Práticas Inovadoras de Enfrentamento à Violência contra Meninas e Mulheres do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) 2021-2022. Nesta 4ª edição do Selo, o foco foi reconhecer e documentar as iniciativas que se destacaram durante a pandemia de Covid-19. A GMC é a única corporação Guarda Municipal do Brasil a receber o Selo.

Advertisement

 

Todas as informações são compiladas e ficam disponíveis em um acervo do FBSP chamado de “Casoteca”, que é um catálogo que reúne práticas, ações e projetos que tem como finalidade o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas desenvolvidos por guardas municipais e polícias de todo o Brasil. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare