Eventos

Sabores da Terra em Americana com música, moda e muita comida

Em sua 28ª edição, o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra chega, pela primeira vez, à cidade de Americana/SP com pompa, parceria e circunstância, entre os dias 17 e 20 de agosto (de quinta a domingo). Desta vez em co-branding com o W-Bazar, o festival que tem muito #OrgulhoDeSerCaipira abraça uma das maiores feiras de moda do Estado de São Paulo e leva gastronomia de raiz e shows ecléticos, gratuitos e imperdíveis para o tradicional espaço da Feira Industrial de Americana, a Fidam. São “as mió moda de viola e as mió moda de vestir juntinhas”, decreta a bem-humorada comunicação das redes sociais (@saboresdaterrafgi). A entrada e o estacionamento são gratuitos.

Enquanto o Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, em seu sétimo ano, estreia no município e já abraçou um público de cerca de 350 mil pessoas em mais 13 municípios paulistas até então, o W-Bazar, também itinerante, celebra 15 anos. Cerca de 1,5 milhão de pessoas prestigiou as edições realizadas até aqui (em média, um evento foi feito por mês, sempre em cidades do interior do Estado de São Paulo).

Além de contar com marcas âncora como Luiza Barcelos, Polo Wear, Lupo, SMK e Planet Girls, a feira de moda se diferencia por contar com expositores que cresceram com o evento, caso das grifes Bhagavan (moda italiana) e Bastille – BSTL (moda urbana). Hoje, 70% do W-Bazar é composto por pequenas empresas cujos trabalhos ganham visibilidade e notoriedade com ajuda da itinerância.

Segundo os organizadores – Elo Produções e Woga Produções – as características e localização da Fidam e o apoio da Prefeitura Municipal de Americana foram imprescindíveis à realização. “E, claro, o carinho e a força de nossas equipes. O W-Bazar e o Sabores da Terra são marcas que promovem o empreendedorismo e estão muito conectadas ao que anseia o público de cada local que visitam. Sabores da Terra é muito organizado e tem uma boa “vibe”. Isso nos encanta faz tempo. Temos certeza de que será uma ótima experiência de boas compras a preços atrativos, ótima gastronomia e muita diversão”, avalia a empresária Valéria De Cápua, diretora e idealizadora da Woga Produções. Ao menos 15 mil pessoas são esperadas para os quatro dias de evento.

Sabores da Terra valoriza a cultura caipira através da gastronomia e o W-Bazar trabalha com moda, que também é parte do comportamento humano, um fenômeno cultural. Ambas as marcas trabalham com elementos que constroem a identidade de um povo. Creio que essa parceria é muito agregadora”, define Renata Tannuri Meneghetti, diretora da Elo Produções, realizadora de Sabores da Terra.

Renata frisa, ainda, caipira é sinônimo de autenticidade. “O caipira cultiva e respeita suas raízes. Acompanha a evolução do mundo sem deixar se ser ele mesmo. Para Sabores da Terra, exemplo a ser seguido, pois aprendemos que o simples pode se transformar em extraordinário respeitando-se a origem e a natureza”, decreta a diretora da Elo Produções.

A força do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra impulsiona a nova jornada pela capital paulista, em outubro. O Memorial da América Latina voltará a receber uma edição deste evento que tem muito #OrgulhoDeSerCaipira. Acompanhe todas as informações por meio do site: www.festivalsaboresdaterra.com.br e pelas redes sociais (@saboresdaterrafgi).

Bom para comer, comprar e se divertir

A rica programação cultural da 28ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra, coringa da Elo Produções, está imperdível e pode ser conferida na íntegra neste material.

Quem ama Legião Urbana pode se preparar para a noite de quinta-feira: a prestigiada Banda Faroeste Caboclo sobe ao palco às 20h. Na sexta-feira (18/08), quem for às compras durante o dia pode esticar a programação para o happy hour: A dupla Jonas & Diego canta hits sertanejos a partir das 17h e, às 20h, o rock and roll raiz de Elvis Presley estará em cena com Henry Paul Trio.

No sábado (18/08), a programação de shows começa mais cedo: às 12h30, com show de Camila Morais & Raquel (música sertaneja); quem fecha a noite é a surpreendente Soul Boogie Orchestra, com canções dos anos 40, 50 e 60. No domingo (19/08), a Orquestra Sanfônica de Americana, projeto idealizado por José Antônio Linguanoto, fará sua participação às 12h30, resgatando ritmos bem brasileiros como o xote, as quadrilhas e o baião. E é bom guardar o fôlego para a apresentação da arrebatadora Queen Music Tribute, às 19h.

Momento de Fé, que tanto emociona o público de Sabores da Terra em todos os locais onde passa, será realizado no domingo, às 13h30. O Cordão Peregrino, cada vez mais fortalecido pelos pedidos dos fiéis, desde outubro de 2022, quando estreou em São Paulo/SP, conta com fitas produzidas em Americana/SP. Elas são distribuídas minutos antes da passagem da corda. Segundo a Elo Produções, milhares de orações já foram atadas ao nó do evento e cerca de 5,4 mil fitas foram distribuídas aos participantes das edições anteriores de Sabores da Terra.

Playlists de Sabores da Terra: bão também!

Quem conhece a marca Sabores da Terra sabe quão eclética e querida pelos parceiros culturais ela é. Não raro, o público sugere hits e canções clássicas do cancioneiro caipira para serem incorporadas ao repertório do evento. Pensou no play? Pois é. Atenta à audiência, a Elo Produções fez a curadoria de duas playlists para escuta em diferentes situações: uma, mais ancorada no easy jazz/ lounge music, situa o público naquelas ocasiões de relax e descompressão ao longo da programação: #FoodVibeElo. Outra, remete diretamente à musicalidade sertaneja, às referências caipiras mais raiz de que se tem noticia: Orgulho de Ser Caipira. Ambas podem ser ouvidas na plataforma Spotify. Uma pitadinha de music branding não faz mal a ninguém.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – Sabores da Terra

17/08 – QUINTA-FEIRA

20h – Banda Faroeste Caboclo – Legião Urbana Cover

18/08 – SEXTA-FEIRA

17h – Jonas & Diego

20h – Henry Paul Trio – Elvis Tribute

19/08 – SÁBADO

12h30 – Kaio Gomes e Hudson Sanfoneiro 15h30 – Camila Morais & Raquel

17h30 – American Band 20h – Soul Boogie Orchestra

20/08 – DOMINGO

12h30 – Orquestra Sânfônica de Americana 13h30 – Momento de Fé

15h30 – Kaio Gomes e Hudson Sanfoneiro 18h – Desafio Musical

19h – Queen Music Tribute

Toda a programação e as operações culinárias estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

AFROUCHA AS RÔPA QUE A COMIDA É BOA!

O que você vai encontrar na 28ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra?

Alameda Salgada

Comidas bem caipiras

  • Porco no rolete e à Paraguaia – porco à paraguaia recheado com muito queijo e purê de mandioca e a tradicional queima do alho (arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco). O preparo é feito em fogo de chão.
  • Costela fogo de chão – suculentas costelas preparadas em fogo de chão por horas até ficar desmanchando e, claro, aquele torresmo de rolo crocante. Nessa estação, você degusta porções mistas de costela com linguiça artesanal e torresmo e também pratos com arroz e
  • Rancho Caipira – fava tropeira, baião de dois, galinhada para lamber os beiços, aquela paella caipira caprichada, linguiça bem artesanal, carne de sol com macaxeira e o tradicional bolinho caipira, o mais querido da
  • Fogo de chão – Comida da Roça – Sabores afetivos, comida artesanal raiz feita na brasa do tradicional fogo de chão com tempero da roça, bem suculento, saboroso e rústico. Enquanto espera na fila, já poderá ir degustando um pirulito de costela de lamber os beiços.
  • Derivados do Milho – milho cozido, pamonha, curau, suco de milho, broas, bolo e um caldo de cana “tiradim” na
  • Sanduíches – de pernil à moda caipira, desfiado na baguete com queijo e vinagrete; de linguiça bragantina com queijo e vinagrete e
  • Lanches – Choripan e lanche de

Comidas variadas

  • Coxinhas – um cardápio completo com as mais variadas coxinhas feitas na hora com massa de mandioca ou Os sabores vão desde o tradicional frango caipira até costela e jaca.
  • Crepes e cachorro-quente – comidinhas de quermesse que todo mundo adora
  • Espetinhos e lanche de churrasco – uma churrasqueira em brasa de onde partem espetinhos de todos os sabores bem quentinhos e
  • Pastel – barraca com o “mió” pastel de feira
  • Hambúrguer – defumado, artesanal e com sabores e ingredientes especiais da roça
  • Balde de frango frito
  • Batata recheada
  • Yakissoba
  • Batata frita

A𝗹𝗮𝗺𝗲𝗱𝗮 𝗱𝗲 P𝗿𝗼𝗱𝘂𝘁𝗼𝗿𝗲𝘀

Dentro do pavilhão, junto com o W-Bazar

+ Lojinha oficial do Sabores da Terra com bonés, canecas, aventais e bolsas

Alameda Doce + Festival Eu Amo Chocolate

  • Ilha com cascata de chocolate servindo espetos de frutas com chocolate e fondue
  • Crepe doce recheado
  • Churros com Nutella e muitas outras variações de chocolate
  • Churros espanhol com calda de chocolate e Chuvete
  • Buble Waffle
  • Cookies, sanduíche de cookie com sorvete e chocolate quente suíço
  • Doces artesanais de Guaratinguetá
  • Doces caseiros com sabor de infância: pudins, arroz doce, canjica e mais
  • Tabuleiro de paçoca e pé de moleque
  • Docinhos variados
  • Cocadas
  • Ilha da Cacau Show
  • Barra de chocolate recheada com bolo de rolo
  • Castanhas caramelizadas
  • Sorvetinho de infância

Para beber

  • Cerveja artesanal (vários estilos)
  • Caipirinhas
  • Sucos naturais
  • Suco de milho
  • Caldo de cana
  • Bares com água e refrigerantes

Toda a programação e as operações culinárias estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Ornô?

O quê: 28ª edição do Festival Gastronômico Itinerante Sabores da Terra

Diferencial: parceria com o W-Bazar e estreia em Americana/SP

Onde: Feira Industrial de Americana (Fidam): Avenida Nossa Senhora de Fátima, 200, ao lado da principal via de acesso à cidade.

Quando: de quinta (17/08) a sábado (18/08) das 10h às 22h. Domingo (20/08), das 10h às 20h.

Entrada e estacionamento: grátis

Realização e produção: Elo Produções e Woga Produções

Saiba mais: www.festivalsaboresdaterra.com.br wbazar.com.br

Redes sociais: @festivalsaboresdaterrafgi e @wbazaroficial

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock