Geral

RESTAURAÇÃO BUSCA PRESERVAR HISTÓRIA DE AMERICANA

A Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua, em Americana (SP), segue em busca de empresas interessadas em contribuir com a restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, a primeira da cidade, construída em 1897. O projeto foi aprovado em outubro de 2017 pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O valor é R$ 2,2 milhões.

A Igreja está fechada deste 2016 por determinação da Diocese de Limeira, após recomendação da Defesa Civil devido a sérios problemas estruturais. Os mais graves estão no telhado, na parte elétrica e hidráulica.

O projeto de restauração é assinado pela arquiteta Juliana Binotti. Durante pouco mais de um ano ela pesquisou livros, documentos, imagens e buscou relatos de pessoas que frequentaram a Igreja para levantar as características originais da construção.

Com o estudo a arquiteta conseguiu constatar uma série de mudanças ocorridas na Matriz ao longo dos anos, como remoção de pinturas artísticas, dos altares de madeira, substituição dos pisos de ladrilho hidráulico, dos forros de madeira, abertura e/ou fechamento de paredes, entre outras.

Desde a aprovação do Ministério da Cultura o reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo, segue em contato e conversas com empresas interessadas em aderir ao projeto, porém ele diz que é necessária uma união de toda a cidade. “A restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio é muito mais do que a preservação arquitetônica e artística de um glorioso passado, é acima de tudo um profundo e importante resgate da história de Americana, do seu desenvolvimento e da nossa própria história enquanto americanenses apaixonados por esta terra. É um dever de todos essa recuperação”, comenta.

O templo é tombado pela Prefeitura Municipal como patrimônio histórico e cultural desde 2017.

Lei Rouanet

A lei de incentivos prevê que empresas podem destinar até 4% do imposto de renda devido para o projeto. Somente com 20% do recurso captado é permitido iniciar as obras.

Quem tiver interesse em contribuir pode entrar em contato pelo [email protected] ou no (19) 3461-5126.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock