Connect with us

Geral

Emdec participa do Encontro das Entidades do Sistema Nacional de Trânsito

imagem 241

Nos dias 30 e 31 de agosto, o secretário de Transportes e presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Carlos José Barreiro, representa o município no I Encontro de Entidades do Sistema Nacional de Trânsito, que acontece no Auditório da Universidade Nove de Julho, em São Paulo. 

 

 

Advertisement

 

O evento é realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e tem o objetivo de estreitar o relacionamento entre as diversas instâncias de gestão do trânsito no país para discussão de temas relacionados com os aspectos institucionais e normativos, a segurança viária, engenharia e tecnologia de trânsito, operação e fiscalização, tecnologia veicular, sistemas ITS na área de trânsito, formação do condutor e educação para o trânsito.

 

Advertisement

 

 

O secretário de Transportes representa o prefeito Jonas Donizette na abertura do encontro, ao lado do Ministro das Cidades, Alexandre Balby; do prefeito de São Paulo, Bruno Covas; outras autoridades políticas; comandantes das polícias Militar e Rodoviária; e representantes de órgãos ligados ao transporte e à Mobilidade Urbana. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

No dia 31, Barreiro integra o painel “Formação e capacitação de equipes técnicas das entidades do Sistema Nacional de Trânsito”, mediado por Dulce Lutfalla, representante da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo. Também compõem o painel o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, Maxwell Borges de Moura Vieira; o coordenador geral do Planejamento Operacional do Sistema Nacional de Trânsito do Denatran, Carlos Magno; a presidente do Cetran do Estado do Mato Grosso do Sul, Regina Duarte; o presidente da EPTC – Porto Alegre, Marcelo Soletti; a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella; e a presidente da Comissão Técnica de Trânsito da ANTP, Nancy Schneider. 

 

 

Advertisement

 

Os participantes debatem a qualificação das equipes das entidades do Sistema Nacional de Trânsito, quais as carências existentes e quais as medidas para ampliar a sua capacidade técnica. A expectativa é que cerca de 350 pessoas participem do encontro, provenientes de 80 cidades e 19 Unidades da Federação. 

 

Advertisement

 

 

“O principal propósito da Emdec no município é preservar vidas. Dentro dessa missão, o Agente da Mobilidade Urbana cumpre uma função essencial, não só por seu papel fiscalizador, mas principalmente por orientar e prestar apoio à população. Daí a importância da criação de programas federais e estaduais que destinem recursos para a capacitação desses profissionais”, destaca o secretário Barreiro.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A programação conta ainda com os seguintes painéis e palestras: Sistema normativo de trânsito; Comportamento do usuário no trânsito; 192Smart – Inteligência a serviço de emergência em caso de colisão veicular; Tecnologia de sinalização, fiscalização e controle de tráfego; Tecnologia da informação na gestão do Denatran e dos Detrans; O custo da segurança viária; Política de segurança viária e o PNATRAN – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito; Mobilidade Ativa – Pedestres, Pessoas com Deficiência e Bicicleta; e Tecnologia Veicular: avanços e desafios. 

 

 

Advertisement

 

Ao longo do seminário, um grupo de trabalho irá elaborar um documento com as principais reflexões dos painéis. Este documento representará a manifestação conjunta dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, com recomendações destinadas a colocar a Mobilidade Urbana, em especial o trânsito, na agenda política dos próximos governos.

 

Advertisement

 

 

Referência em capacitação

Advertisement

 

Campinas é referência na qualificação de equipes técnicas para atuação no trânsito e transporte, capacitando Agentes da Mobilidade Urbana de municípios como Hortolândia, Itapira, Holambra, Mogi Mirim, entre outros.

 

Advertisement

 

 

Entre 2017 e 2018, a Emdec promoveu diversas ações de capacitação interna da sua equipe técnica, operacional e gerencial. Mais de 350 profissionais foram ou estão sendo capacitados em temas como Mobilidade Urbana; legislação urbanística; controle de trânsito e transporte; pilotagem segura; gestão pública, de processos e de pessoas. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O curso de formação de agentes ministrado pela Emdec foi um dos primeiros a ser reformulado conforme exigências da Portaria 94/2017 do Denatran, na modalidade Trânsito. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare