Connect with us

Geral

Regularização Fundiária motiva visita do Sebrae à Cohab-Campinas

Publicado

em

Técnicos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas (Sebrae) do Rio de Janeiro, estiveram na Companhia de Habitação Popular de Campinas (Cohab-Campinas) e na Secretaria de Habitação (Sehab) para uma visita, nesta segunda e terça-feira, 5 e 6 de novembro.

 

 

Suzana Barroso de Mattos, da Coordenação Comunidade Sebrae/RJ e Alexandre do Amaral Ferreira, consultor de Políticas Públicas do Sebrae/RJ estão percorrendo vários órgãos e entidades para uma troca de experiências sobre o Processo de Regularização Fundiária, tema em que a Cohab e a Sehab se especializaram e que, por causa disso, têm sido procuradas com frequência por órgãos de diversos municípios brasileiros que desejam saber como o assunto está sendo tratado na cidade.

 

Publicidade

 

Em Campinas, Suzana e Alexandre conheceram os Desafios da Regularização Fundiária no município, o Sistema de Georreferenciamento Municipal e o Fluxo de Regularização alinhado à Lei 13.465, de 11 de julho de 2017. Eles também tiveram contato com a Gestão Operacional da Regularização Fundiária e o Cronograma Operacional de Regularização.

 

 

Segundo Suzana Mattos, o Sebrae Nacional tem um projeto de simplificação do processo de Regularização Fundiária, mas as normas técnicas ainda estão sendo elaboradas ou adaptadas. “Estamos começando a entender como a Regularização Fundiária impacta a população de baixa renda. Já estivemos no Governo Federal, mais especificamente no Ministério das Cidades e agora estamos visitando as prefeituras, conhecendo cada realidade e como estão se adaptando à Lei 13.465. Nossa intenção é termos um mapeamento, respeitando as diferenças regionais e padronizando o que puder ser padronizado”, adiantou.

Publicidade

 

 

Ainda, segundo Suzana, o desafio é também inserir as pessoas de baixa renda num ambiente de negócios. “Já temos uma Lei Geral da Pequena e Média Empresa mas precisamos orientar a população de menor poder aquisitivo, por exemplo, quanto à possibilidade de diminuição do tempo de abertura ou fechamento de empresas, melhoria do ambiente, proporcionar noções de empreendedorismo, sempre com o objetivo de gerar emprego, renda e acesso ao mercado mantendo sempre o foco no Micro Empreendedor Individual”, completou.

 

 

Publicidade

De acordo com o secretário de Habitação e presidente da Cohab-Campinas, Samuel Rossilho, Campinas abraçou essa causa que já se tornou um “case de sucesso”. “Graças ao empenho das nossas equipes, encaramos o desafio e em pouco tempo a Regularização Fundiária em Campinas despertou o interesse nacional. No meio do ano, estive em Brasília apresentando nosso programa no Ministério das Cidades, recentemente participei no Rio de Janeiro de um seminário organizado pelo Jornal O Globo em parceria com o Sebrae e, na semana passada, reunimos aqui em Campinas as maiores autoridades sobre o tema. As regras não estão ainda muito bem delineadas nem em termos de país e nem de estado e precisamos definir com urgência as normas junto às prefeituras, cartórios, especialistas e corregedores. E já contamos com a parceria do Sebrae neste modelo que visa promover o desenvolvimento social e econômico”, afirmou. 

 

 

Como parte da agenda, os técnicos realizaram visitas monitoradas aos núcleos residenciais Novo Londres, Palmares, Parque Oziel, Jardim Monte Cristo e Gleba B para verem de perto a realidade desses bairros.

 

Publicidade

 

Participaram ainda da recepção aos técnicos do Sebrae, o coordenador jurídico-administrativo de Regularização Fundiária da Sehab, Marcelo Silva, e pela Cohab-Campinas, o diretor técnico, Jonatha Pereira, a assessora especial de diretoria, Andrea de Deus, a coordenadora de obras e avaliações, Hayda Reis, o arquiteto Rodrigo David, a estagiária Caroline de Macedo Rodrigues, além dos técnicos da Cohab e da Sehab que se colocaram à disposição.

Geral

Prefeito Dário Saadi visita encontro de ferromodelismo na Estação Cultura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi visitou na manhã deste sábado, 21 de maio, o 8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas, na Estação Cultura. O evento integra a comemoração dos 150 anos de fundação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Temos sempre que celebrar o transporte ferroviário, integrante de todos os modais, para que as pessoas possam se locomover com rapidez e segurança nesse mundo moderno”, foi com essas palavras que o prefeito Dário Saadi parabenizou a iniciativa de homenagear os 150 anos da Mogiana e a história que a Companhia construiu no Estado de São Paulo e na cidade de Campinas.

O sucesso de público dessa mostra, logo pela manhã, mostra que a iniciativa tem muito apoio. Assim, vamos manter a memória do passado das ferrovias e trabalhar para que, no futuro, possam integrar os modais de transporte na nossa região e no país”, disse.

O Encontro de Ferromodelismo é um evento gratuito que reúne trens elétricos em miniatura e réplicas de composições reais para os fãs do assunto. É uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prado Trens, com apoio da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), Rumo Logística, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Frateschi – única fabricante da América Latina desse tipo de miniaturas e MRS.

Além do prefeito Dário, também participaram do evento a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, os vereadores Carlinhos Camelô e Paulo Gaspar, os idealizadores do encontro, Rodrigo Prado e Foster Moz e demais personalidades envolvidas.

Publicidade

Companhia Mogiana

A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi criada em 1872, com sede em Campinas. Sua construção integra a história da expansão da cultura do café em direção ao interior de São Paulo. No início, era apenas um prolongamento da ferrovia então existente, até Mogi Mirim e um ramal para Amparo, com um seguimento até as margens do Rio Grande.
Permaneceu em atividade de maio de 1875 até outubro de 1971, quando foi extinta e incorporada à Fepasa (Ferrovia Paulista S/A).

Continue Lendo

Geral

Inscrições para Corridas dos Distritos de Campinas já estão abertas

Publicado

em

Por

A sexta edição do projeto Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas vai começar. Serão seis fases no total, com modalidades de corrida e caminhada e percurso de 6km. Quem tiver a partir de 16 anos, já pode se inscrever no https://inscrevafacil.com/ ou ticketsports.com.br. A primeira etapa será no domingo, dia 19 de junho, no distrito de Joaquim Egídio, com largada na rua Raimundo de Oliveira, s/nº, às 7h30. As inscrições vão até o dia 10 de junho ou ao atingir o limite de mil atletas inscritos. O valor para o primeiro lote é de R$ 69 mais a taxa do site. 

As próximas etapas serão sediadas respectivamente nos distritos do Campo Grande, Vila Padre Anchieta, Barão Geraldo e Ouro Verde, com encerramento no Centro da cidade. A realização do evento é da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Paulo Rosa Produções e atende os mesmos critérios técnicos das mais tradicionais competições de pedestrianismo (modalidade de exercício caracterizado por grandes marchas a pé) do país.

 

Cada etapa terá no máximo mil atletas inscritos, conforme definição da organização. Os valores de inscrições podem ter alterações de acordo com a etapa ou por mudança do lote. O combo, que permite participar das seis provas, pode ser adquirido com desconto por R$ 360,00 mais a taxa do site. Para quem faz parte de grupo ou equipe, haverá descontos proporcionais ao número de integrantes. Os grupos poderão realizar suas inscrições pelo e-mail distritoscampinas2022@gmail.com e terão isenção da taxa do site. As datas de inscrições das próximas fases serão divulgadas em breve.

 

Publicidade

Os inscritos terão direito a um kit atleta com camiseta alusiva à etapa (no período de inverno com camisetas de manga longa) do Circuito, chip de cronometragem, número de peito, e logo depois da prova, a medalha de participação. A entrega do kit será feita sempre na véspera de cada etapa e o atleta precisa apresentar documento com foto do inscrito, como também o protocolo de retirada do kit impresso ou digital.

 

Premiação

 

Os vencedores de cada etapa receberão troféus. Além disso, os cinco primeiros homens e as cinco primeiras mulheres bem como os três primeiros  colocados de cada faixa etária serão premiados com medalhas especiais. Outra novidade é a premiação TOP 36 Km, destinada a atletas que participarem de todas as etapas e de acordo com a pontuação descrita no regulamento.

Publicidade

 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, afirma que o Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas proporciona a prática de uma das modalidades mais democráticas do mundo esportivo, nas mais diferentes regiões do município. Ele ressalta a importância do evento que estimula a participação de todos, com integração da comunidade: “As provas são uma ótima oportunidade para que a população participe do projeto. Mais do que nunca, a atividade física é prioridade atualmente”, explica o secretário.

 

Em todas as etapas, os atletas receberão hidratação durante o percurso e na chegada. Uma equipe médica estará à disposição para quaisquer emergências. 

 

Publicidade

Etapas do 6º Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas

 

Joaquim Egídio – 19 de junho de 2022

 

Campo Grande – 17 de julho de 2022

Publicidade

 

Vila Padre Anchieta – 14 de agosto de 2022

 

Barão Geraldo – 4 de setembro de 2022

 

Publicidade

Ouro Verde – 2 de novembro de 2022

 

Centro – 18 de dezembro de 2022

Continue Lendo

Geral

Itinerários das linhas 348 e 408 serão alterados no Jardim dos Oliveiras

Publicado

em

Por

A partir da próxima segunda-feira, 23 de maio, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza alterações nos itinerários das linhas 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária) e 408 (Parque Jambeiro), na região do Jardim dos Oliveiras. As duas linhas retomam o atendimento à Rua Paulo Virgínio e deixam de circular na Rua Ibrahim Nobre.  
A alteração no itinerário da linha 348 ocorre no sentido Vila Marieta; já a linha 408 terá alterações no sentido Parque Jambeiro. Ambas seguem da Rua Dr. Philemon de Cuvillon para a Rua Paulo Virgínio e Avenida Jorge Tibiriçá, retomando o itinerário habitual.  
Neste trajeto, a 348 passa a atender a dois novos pontos, nas vias Paulo Virgínio e Jorge Tibiriçá; e a 408 a uma nova parada na Rua Paulo Virgínio.
Confira, no mapa, o novo trajeto e pontos de parada. 
Reforço no transporte público e retorno de operação  
Como forma de reforçar a operação do transporte público coletivo nos dias úteis, a partir de segunda-feira, 23 de maio, a Emdec disponibilizará frota reserva em quatro terminais urbanos, nos horários de pico da manhã e da tarde.   
Serão disponibilizados três veículos no Terminal Satélite Íris e dois no Terminal Padre Anchieta, das 6h às 9h. Nesse período, também haverá um veículo reserva disponível no ponto final da linha 252 (Parque São Jorge). 
Já no pico da tarde, entre 16h e 19h, estarão disponíveis três ônibus reserva no Terminal Central e outros três no Terminal Mercado. Os veículos entram em operação conforme a necessidade, de acordo com a demanda de passageiros.  
A partir do próximo dia 22 de maio, as linhas 265 (Padre Anchieta) e 432 (Saltinho) voltam a operar aos domingos. Para adequar a demanda de passageiros à oferta, a Emdec também promoveu aumento de frota na linha 239 (Terminal Ouro Verde), que, desde o dia 18 de maio, opera com mais um veículo em dias úteis.  
Informações aos usuários 
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelo aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele também informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.     

Continue Lendo

Populares