Connect with us

Geral

Programa Idosos em Movimento discute mobilidade da terceira idade

imagem 213

Um convite para a reflexão coletiva sobre como garantir que a pessoa idosa se sinta acolhida e segura em seus deslocamentos pela cidade. Esse foi o eixo central do encontro on-line promovido pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) na última quinta-feira, 27 de maio. A ação integra a programação do Movimento Maio Amarelo 2021 e foi o pontapé inaugural da série “Idosos em Movimento”, que contará com outros cinco eventos virtuais ao longo do ano.

 

A transmissão contou com a tradução simultânea em Libras, realizada com apoio da Central de Interpretação de Libras. A gravação está disponível no canal da Emdec no YouTube (www.youtube.com/emdecoficial) e pode ser acessada diretamente pelo link bit.ly/transmissao2705.

Advertisement

 

Participaram representantes das secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos; além da coordenadoria setorial de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa.

 

Advertisement

Para o secretário de Transportes, Vinícius Riverete, “a mobilidade urbana precisa acolher todos os públicos, em especial aqueles com algum tipo de restrição, proporcionando opções de deslocamentos seguros e eficientes”.

 

Durante a abertura do evento, o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, relembrou que o programa “Idosos em Movimento”, voltado à mobilidade do segmento e à prevenção de atropelamentos, foi estruturado em 2003, em sua passagem pela empresa como diretor de planejamento. No ano seguinte, recebeu o Prêmio Talentos da Maturidade, promovido pelo Banco Real.

Advertisement

 

“É uma alegria pessoal participar do encontro de hoje e acompanhar a evolução deste projeto, nacionalmente reconhecido como melhor política pública de mobilidade voltada à terceira idade do

 

Advertisement

País, em 2004. E que agora inspira a expansão para outros grupos, como os portadores de restrição de mobilidade. Os idosos são atores importantes da mobilidade, é um grupo vulnerável, que tem necessidades próprias para realizar seus deslocamentos”, destacou o presidente da Emdec.

 

Os diversos papeis exercidos pelos idosos na mobilidade urbana foram discutidos na palestra “Cidadania na circulação na Terceira Idade”. A gerente de Educação para a Mobilidade da Emdec, Roberta Mantovani, destacou que a construção das políticas de mobilidade precisa considerar as necessidades desse público nos diversos papeis que exercem – pedestres, motoristas, usuários do transporte público, motociclistas ou ciclistas.

Advertisement

 

 

“A mobilidade voltada para a terceira idade deve garantir o seu direito de ir e vir, com segurança, considerando as restrições causadas pelo envelhecimento. Nosso intuito é iniciar um diálogo permanente com os idosos e as instituições que os representam para que, juntos, possamos garantir a circulação segura, inclusiva e com qualidade de vida para a população idosa”, projetou Mantovani.

Advertisement

 

Diante do atual aumento da longevidade da população, a representante da Emdec falou ainda sobre os desafios enfrentados pelos idosos diante da decisão de parar de dirigir e a migração dessa faixa etária para modos de mobilidade ativa, como o ciclismo.

 

Advertisement

População idosa

 

A abordagem contou com dados que demonstram a participação, cada vez mais expressiva, da população idosa na sociedade e a importância das políticas públicas que favoreçam o seu deslocamento. As informações são do Caderno de Acidentalidade de Trânsito da Emdec; do Diagnóstico da População Idosa, realizado pelo Conselho Municipal do Idoso; do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); e da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos).

Advertisement

 

Confira os dados apresentados:

 

Advertisement

Quase 16% da população de Campinas têm mais de 60 anos – 185,8 mil pessoas;

O segmento representa 25,3% da população economicamente ativa;

Campinas possui o 2º maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de longevidade do estado de São Paulo, entre os municípios com população idosa acima de 100 mil pessoas;

Advertisement

Cerca de 9% da população idosa utiliza o transporte público coletivo municipal;

400 mil viagens por mês são realizadas por meio do Bilhete Único Idoso;

38% das 21 vítimas fatais de atropelamentos eram idosos acima de 72 anos.

Advertisement

 

Os participantes puderam conhecer ainda as principais diretrizes do Plano de Educação para a Mobilidade 2021-2024, que tem como objetivo contribuir para uma cidade saudável, segura, inovadora e inclusiva.

 

Advertisement

A líder do processo de Educação e Cidadania da Emdec, Mariângela Pereira, apresentou o calendário anual das próximas formações do programa “Idosos em Movimento”, convidando as instituições que representam o segmento e destacando seu papel de multiplicadores do tema. As informações para participar dos encontros podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

 

O evento foi finalizado com um convite para a participação da sociedade nas ações programadas pela Administração Municipal para o “Junho Violeta”, mês de combate à violência contra a pessoa idosa. A ideia é conscientizar e mobilizar a população sobre a importância da luta em prol da proteção e respeito dos idosos.

Advertisement

 

Maio Amarelo 2021

 

Advertisement

Movimento internacional que promove a preservação da vida no trânsito por meio de ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil, o Maio Amarelo foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, em apoio à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 da ONU. Em Campinas, as ações do movimento são organizadas pela Setransp / Emdec.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare