Profissionais da Secretaria de Saúde participam de formação sobre transgênicos
Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde participaram de mais uma formação ministrada pela biomédica, mestre em Biologia Molecular e doutora em Ciências Médicas, Graziela Milani, nesta quarta-feira (25). Transgênicos, Agrotóxicos e Sua Qualidade de Vida foi o tema abordado a pedido do Núcleo de Gestão de Qualidade e faz parte do treinamento contínuo realizado para os profissionais da pasta.
Graziela, que também é secretária adjunta da Secretaria de Relações Institucionais, abordou aspectos da engenharia genética, clonagem reprodutiva e genética e todo o leque de oportunidades descobertos a partir da manipulação genética. Se por um lado a engenharia genética proporcionou um avanço no tratamento de doenças, por outro, pode trazer consequências sérias, por exemplo, no caso dos alimentos transgênicos. Ainda não existem estudos suficientes e uma conclusão sobre a consequência do consumo de alimentos transgênicos (geneticamente modificados) a longo prazo, explicou.
A biomédica ressaltou como vantagens da técnica, maior produtividade, redução de custos, maior quantidade de nutrientes e plantas mais resistentes às pragas. Também apontou as desvantagens, entre elas, o desequilíbrio ambiental, incluindo a contaminação do solo, da água e do ar.