Connect with us

Geral

Professor da pasta de Esportes representa Campinas na Maratona de Boston

imagem 149

 

A Prefeitura Municipal de Campinas foi representada na histórica edição da Maratona de Boston 2023, no último dia 19 de abril: o professor de Educação Física Henrique Hoff, funcionário público da Secretaria de Esportes e Lazer, encarou as dificuldades e cumpriu o percurso de 42.195 km com o tempo de 2h53min34. A prova lembrou e reverenciou as vítimas do atentado ocorrido há dez anos na Maratona de Boston, quando três pessoas morreram e outras 264 ficaram feridas. 

 

Advertisement

O desafio para integrar a lista de aproximadamente 30 mil inscritos na 127ª Maratona de Boston, prova criada em 1897 que nem as guerras mundiais interromperam, não foi uma missão fácil. Diferentemente de outras provas longas pelo mundo, nessa é preciso ter índice. Não basta ter apenas o dinheiro para pagar a taxa de inscrição. Ou seja, quem não estiver devidamente preparado, fica fora da festa, como lembrou o professor Henrique. “Participar da Maratona de Boston é um sonho de muitos corredores amadores e a saga começa com a busca pelo índice técnico, fato que consegui na Maratona de Porto Alegre, em junho de 2022”, pontuou.

 

A marca em Porto Alegre foi de 2h47min44, bem abaixo da faixa exigida pela organização da Maratona de Boston, que no mês de setembro do ano passado, fixou em 3h05min00. A partir daí, o professor Henrique teve que providenciar passaporte, montar a logística de viagem e encarar todos os desafios para sair do país pela primeira vez e realizar um sonho.

Advertisement

 

Experiência única

 

Advertisement

A mistura de raças, culturas e idiomas, valorizados por atletas profissionais, amadores e paratletas, produzem um mundo novo por horas, regado a muita energia, resiliência e determinação. Ingredientes indispensáveis para superar as limitações impostas pelos obstáculos que são encontrados a partir da largada, na pequena cidade de Hopkinton, na passagem por outros seis municípios e que alcança o ápice na linha de chegada na Boylston Street, região central de Boston.

 

Uma experiência para a vida pessoal e profissional do professor Henrique. Com uma temperatura de 9 graus e chuva em parte do percurso, os obstáculos ficaram cada vez maiores e o “mental” foi muito importante nesta hora.  “A prova em si é marcante do início ao fim, não se corre sozinho. Sempre ao lado de um corredor e com locais torcendo, e sem exagero, berrando para empurrar a gente”, lembrou.

Advertisement

 

A altimetria, o estudo rigoroso do percurso, foi feito criteriosamente durante meses e a pretensão era fazer um tempo de prova entre 2h46min00 e 2h47min00. O planejamento funcionou em mais de dois terços da prova, mas na parte final, ficou impossível: “Consegui ficar dentro do plano até os 35 km. Mas os 7 km finais me engoliram, aí foi terminar no coração”, concluiu o professor Henrique.

 

Advertisement

Secretaria de Esportes e Lazer

 

Como funcionário público, ligado à Secretaria de Esportes e Lazer, o professor Henrique Hoff dá aulas de futebol às segundas, terças e quintas-feiras no Clube Municipal João Carlos de Oliveira. Também ministra aulas de ginástica, natação e hidroginástica no Parque Taquaral, às quartas e sextas-feiras. É ativo integrante das coordenadorias responsáveis pela organização do Campeonato de Futebol de Base, Jogos da Melhor Idade, Jogos Abertos e outros eventos.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare