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Prefeitura divulga resultados e novas etapas de concurso público

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A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Recursos Humanos, divulga nesta quarta-feira, 30 de outubro, a convocação para a prova prática dos cargos de instrutor surdo e desenhista, além de resultados referentes aos editais 08/2019 (Exatas) e 09/2019 (Administrativo). As informações podem ser consultadas no Diário Oficial, no endereço www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/.

 

 

 

 

A prova de proficiência em libras para os candidatos ao cargo de instrutor surdo será nos dias 9 e 10 de novembro. Os candidatos devem verificar, na publicação de hoje, qual o seu dia e horário. Já a prova prática para desenhista será concentrada no dia 10 de novembro, mas os candidatos devem ficar atentos aos horários disponibilizados na tabela.

 

 

 

 

Os candidatos convocados que não comparecem nas etapas de prova prática serão excluídos do certame. “Nós sempre orientamos os candidatos a acompanharem todas as nossas publicações no Diário Oficial, para não correr o risco de perder a vaga. Cada fase, mesmo as das publicações de resultados, são importantes e devem ser acompanhadas por quem participou do concurso”, disse Juliana Miorin, coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção.

 

 

 

 

A prova prática é mais uma etapa eliminatória do concurso. Os candidatos devem comparecer ao local onde os testes serão aplicados com pelo menos 45 minutos de antecedência do horário para o qual foram convocados, munidos de documentos de identificação original e com foto.

 

 

 

 

Além da publicação no Diário Oficial, os candidatos também podem verificar os locais e horários das provas no site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

 

 

 

 

Resultados

 

A publicação do Diário Oficial desta quarta-feira, 30, traz também, com relação ao edital 08/2019, o resultado dos recursos interpostos acerca dos resultados da prova objetiva e da classificação prévia (para os cargos com apenas prova objetiva), e as notas de redação para os cargos de técnico em segurança do trabalho, arquiteto e engenheiros (todas as especialidades), além da classificação final para os cargos de técnico em agrimensura, técnico em edificações e analista de tecnologia da informação.

 

 

 

Para os candidatos que estão disputando vagas do edital 09/2019 (administrativo), foram publicados os resultados dos recursos interpostos acerca do resultado da prova objetiva, e as notas da redação de todos os cargos.

 

 

 

Concurso 2019

 

 

Mais de 103 mil candidatos disputam uma das 266 vagas oferecidas pela Prefeitura de Campinas. No geral, são 389,29 candidatos por vaga.

 

 

 

Dos cargos, o mais concorrido é de agente tributário, com 5.310 candidatos disputando duas vagas (2.655 candidatos por vaga). Em segundo lugar, está o cargo de auditor fiscal, com 2.203 candidatos por vaga – são 4.407 inscritos para duas vagas. (confira abaixo a relação completa). Enfermeiro aparece em terceiro (1.389 candidatos por vaga), seguido do agente administrativo, que tem o maior número de inscritos: 22.580 candidatos para 20 vagas, uma relação de 1.129 candidatos por vaga.

 

 

 

 

Para este concurso, o salário base dos cargos oferecidos varia de R$ 2.156,00 a R$ 8.232,52. Os admitidos terão, ainda, o auxílio-alimentação no valor atual de R$ 1.041,51 e vale-transporte, que é um benefício opcional, a ser utilizado dentro do município de Campinas e concedido mediante desconto de 3% dos vencimentos. Para algumas categorias, também são pagos adicionais, o que está previsto em lei e também nos editais.

 

 

 

Serviço

 

Publicações desta quarta-feira

 

 

– Instrutor surdo: relação de candidatos que farão a prova de proficiência em libras nos dias 9 e 10 de novembro, de acordo com a data e horário discriminados na tabela.

 

 

– Desenhista: relação dos candidatos quer farão a prova prática no dia 10 de novembro, de acordo com o horário discriminado na tabela.

 

 

– Edital 08/2019 (concurso de exatas): resultado dos recursos interpostos acerca dos resultados da prova objetiva e da classificação prévia (para os cargos com apenas prova objetiva), as notas de redação para os cargos de técnico em segurança do trabalho, arquiteto e engenheiros (todas as especialidades), além da classificação final para os cargos de técnico em agrimensura, técnico em edificações e analista de tecnologia da informação.

 

 

– Edital 09/2019 (concurso administrativo): resultado dos recursos interpostos acerca do resultado da prova objetiva, e notas da redação para todos os cargos.

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Secretária debate projetos para os servidores em audiências públicas

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A secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, participou nesta quarta-feira, 16 de setembro, de audiências públicas na Câmara Municipal para debater três projetos da Pasta. Eles integram o Pacote de Atos Normativos e preveem ações voltadas para os servidores municipais.

 

 

Além da ampliação da licença paternidade, os outros dois projetos são voltados para mudanças nos concursos públicos, como a inclusão de requisitos de ingresso para alguns cargos.

 

 

“Tivemos a oportunidade de debater com os vereadores três projetos que são muito importantes para a nova política de gestão e desenvolvimento dos servidores que estamos implementando”, disse a secretária.

 

 

Ainda segundo ela, os vereadores apresentaram propostas que enriqueceram o debate. “Algumas dessas propostas serão incluídas em nossas ações e na concepção de atividades que estão sendo planejadas”, completou.

 

 

Um dos pontos de destaque foi a discussão sobre o aprimoramento de uma política afirmativa, que já está em andamento nos grupos de trabalho formados por servidores. “A implantação de uma política afirmativa vai gerar um ambiente mais diverso e com respeito às diferenças”, comentou.
 

Detalhes

 

Atualmente, a licença paternidade no município é de cinco dias; a proposta é ampliar para 20 dias, inclusive para servidores que adotarem ou obtiverem guarda judicial para fins de adoção. O PL foi elaborado em parceria com o Comitê da Primeira Infância e representa o cumprimento do Plano da Primeira Infância de Campinas (PIC).

 

 

Já o PL que moderniza os concursos públicos tem como objetivo aprimorar a legislação vigente, que permitirá a seleção de profissionais dentro do perfil necessário para a vaga.

 

O terceiro projeto de lei altera os requisitos de ingresso e atribuições de alguns cargos, entre eles intérprete de Libras, técnico em agricultura, especialista em análises clínicas, dentista, médico, orientador pedagógico, vice-diretor, coordenador pedagógico, diretor educacional e supervisor educacional. Para os cargos da Educação, as mudanças estão apenas nas atribuições.

 

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Papel dos museus no período pós-pandemia será abordado em live gratuita

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“Museus: perdas e recomeços”. Esse é o tema de uma live que será realizada pelo Museu da Cidade na quarta-feira, 22 de setembro, às 19h, pelo’ canal do Youtube ‘Cultura Abraça Campinas’. O tema instiga os museus a refletirem sobre seu papel acolhedor e como instituições de apoio social para os recomeços que teremos que enfrentar na situação (pós) pandêmica. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

 

 

Quem quiser certificado de participação deve se inscrever por e-mail [email protected] Quem desejar apenas assistir, não precisa fazer inscrição.

 

 

O tema foi proposto pela “Primavera dos Museus”, um programa de incentivo à reflexão e visibilidade dos museus nacionais, realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Todos os anos, o Museu da Cidade participa do programa e, em 2021, convidou duas profissionais da área de museus no campo educativo: Mila Chiovatto e Jurema Sampaio.

 

 

A palestrante Mila Chiovatto abordará o tema “Educação Museal durante e depois da pandemia: o que aprendemos?”, trazendo suas experiências a partir do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo e contando como se deu a atuação nesse período de pandemia. A apresentação abrangerá questões como: Quais perdas foram mais sensíveis? E quais aprendizados podemos ter a partir do cenário dado?

 

 

A palestrante Jurema Sampaio falará sobre “Criatividade e Inovação na gestão de espaços de arte/educação”. Ela fará uma análise sobre o aumento da quantidade de espaços que oferecem oportunidades de vivenciar a arte, a adultos e crianças.

 

 

Segundo a palestrante, projetos sociais, museus, galerias, empresas e clubes vêm investindo em criar espaços e proporcionar várias iniciativas na área. Ela acredita que as atividades de Arte/Educação devem se fortalecer em diversos tipos de espaços, além da escola. A proposta é refletir sobre a relação entre a gestão dos espaços de arte/educação e a respeito de quem são os profissionais de ensino de arte, como se preparam e onde atuam.

 

 

Sobre as palestrantes

 

 

Mila Chiovatto é graduada em Educação em Artes pela Faculdade de Comunicação da Universidade Mackenzie, Mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP). Foi professora de História da Arte na Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Participou da equipe do Núcleo Educação e coordenou os atendimentos educativos da XXIV Bienal de São Paulo; coordenou as ações educativas das exposições De Picasso a Barceló, em 2001 e Artecidadezonaleste em 2002. Autora do projeto educativo da exposição Vistas do Brasil da Coleção Brasiliana – Fundação Estudar em 2004. Realizou exposições coletivas e individuais de seus trabalhos artísticos incluindo a galeria SESC – Paulista; Mostra SESC Ares e Pensares; Selecionados do Centro Cultural São Paulo; VII Salão da Bahia; Temporada de Projetos Paço das Artes e XXIV Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto. Consultora em projetos educativos em museus e em arte, é autora de publicações e materiais para público diverso em artes. Atualmente coordena o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo desde 2002 e foi presidente do CECA-ICOM (Comitê de Educação e Ação Cultural do Conselho Internacional de Museus) de 2016 a 2019

 

 

Jurema Sampaio é doutora em Artes pela ECA/USP, Mestre em Artes Visuais pelo IA/UNESP com pesquisa sobre uso de Realidade Virtual por VRML para EaD em Artes Visuais; Especialista em Arte: Ensino e Produção, pela PUC Campinas com pesquisa sobre uso de Tecnologias Digitais para formação continuada de professores de arte. Licenciatura Plena em Artes Plásticas e Curta em Educação Artística, também pela PUC Campinas.

Pesquisadora colaboradora no IA UNICAMP, responsável pelas disciplinas de Elementos de Prática de Pesquisa e Gestão de Espaços de Arte/Educação. Empresária e consultora em User Experience, Criatividade, Inovação e Tecnologia Educacional com atuação em Formação de Professores: Inicial/Continuada e Comunidades Virtuais de Práticas Colaborativas. Editora-chefe da Revista Digital Art& e membro do conselho editorial das Revistas (in)Visibilidades, da Rede Iberoamericana de Educação Artística; e Ijeta, International Journal of Education through Art – IJETA, da International Society for Education through Art – INSEA. Temas e Interesses: Formação de professores de Arte; Criatividade, Inovação, Arte/Educação; Metodologia de Ensino e Pesquisa em Arte; Gestão em Arte/Educação; Educação à Distância em Artes Visuais. 

 

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Gestão e Desenvolvimento de Pessoas promove reuniões sobre eixos temáticos

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A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas realizou nesta semana mais uma reunião para discutir os eixos temáticos que vão subsidiar o planejamento de ações voltadas para os servidores municipais. Os grupos que participam dos debates são compostos por servidores da Pasta, de diferentes áreas de atuação.

 

 

Embora os eixos contem com quatro temas, nos próximos meses os grupos vão se concentrar nas discussões sobre recrutamento e seleção de pessoal e qualidade do ambiente do trabalho, focando no teletrabalho.

 

Para a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, as discussões têm sido muito positivas. “Os servidores estão empenhados em estudar os temas e dar sugestões consistentes. É essencial esse processo participativo, porque as contribuições nascem do público-alvo das propostas”, explicou.
 

 

Com base em estudos técnicos temáticos, os Grupos de Estudos Intersetoriais vão contribuir para a elaboração da nova Política Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Implementação do Regime de Teletrabalho Permanente; e a Implementação das Políticas Afirmativas, que visam a inclusão, proteção, reconhecimento e estímulo dos servidores negros, indígenas, mulheres, pessoas com deficiência e LGBTQI.
 

Eixos debatidos

 

1 – Melhoria dos processos de recrutamento e seleção
Neste eixo, o foco é identificar possibilidades de melhoria nos processos de ingresso no serviço público, de maneira geral e para cargos de liderança. Serão abordados por este eixo: avaliação de perfil dos ingressantes; políticas afirmativas de recrutamento e seleção; cursos de formação para alguns cargos

antes da nomeação dos candidatos.

 

 

“Foi uma discussão muito produtiva, centrada na necessidade de planejamento e regramentos relativos às solicitações feitas pelas áreas para abertura de novos concursos”, disse Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados.

 

 

Ainda segundo o diretor, o grupo também apontou que é preciso avançar na questão dos prontuários digitais e a realização de remanejamentos de profissionais antes da abertura de novos concursos.

 

2 – Melhoria da qualidade do ambiente de trabalho
Debater experiências que melhorem o ambiente de trabalho dos servidores públicos, proporcionando satisfação com a atividade laboral e atendendo às necessidades individuais e organizacionais.

O grupo optou por priorizar os estudos e discussões sobre o teletrabalho.

 

 

Outros eixos que serão debatidos
 

 

3 – Melhoria dos processos de desenvolvimento humano
Debate focado no tema de formação, desenvolvimento e capacitação de servidores públicos.
 

4 – Melhoria dos processos de desenvolvimento de carreira
Debater como melhorar os processos de desenvolvimento de carreira e evolução funcional dos servidores. O objetivo é aumentar o desempenho do setor público municipal e gerar eficácia na prestação de serviços. Também visa ponderar a possibilidade de adoção de processo de avaliação de competências que contribua para a formação do banco de talentos e formação de banco de gestores.

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