Connect with us

Geral

Prefeitura de Ji-Paraná vem conhecer família acolhedora de Campinas

imagem 37

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas recebeu nesta quarta-feira, dia 6, representantes da prefeitura de Ji-Paraná (Rondônia/RO) para estudar o serviço de Família Acolhedora na cidade. “É uma grande satisfação compartilhar nossa experiência, pois a família acolhedora de Campinas é uma das grandes referências nesse serviço e estamos felizes em contribuir”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

 

Participaram da visita técnica Gilson Lopes Soares, diretor da Proteção Social Especial e Secretário Adjunto; e Mariana Coleto, Psicóloga de Instituição de Acolhimento e membro da Equipe do Projeto “Família Ama”.

Advertisement

 

Atualmente, o acolhimento familiar é de responsabilidade de dois serviços em Campinas: Conviver e Sapeca. O propósito é possibilitar a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários, bem como contribuir para a superação de situações de violência vivenciadas pelas crianças e adolescentes, preparando-os para a reintegração familiar ou colocação em família substituta.

 

Advertisement

O serviço de família acolhedora de Campinas foi criado em 1997 como alternativa ao acolhimento institucional, em abrigos e casas lares, para crianças e adolescentes até que retornem a sua famílias biológicas de origem ou extensa, ou sejam encaminhados para adoção por famílias substitutas. O acolhimento familiar foi instituído pelo governo federal em 2009, quando a Lei 12.010 acrescentou ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a previsão desse serviço.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare