Connect with us

Geral

Prefeito reforça vocação tecnológica de Campinas em inauguração no CPQD

imagem 91

Como parte das comemorações pelos 45 anos, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) inaugurou nesta sexta-feira, 8 de outubro, o Complexo Laboratorial de Conectividade. O novo conjunto vai reunir diversas áreas que farão ensaios em equipamentos, redes e sistemas de comunicação financiados pelo Ministério das Comunicações.
Em seu primeiro compromisso público após o tratamento contra a Covid-19, o prefeito Dário Saadi ressaltou que uma das prioridades desde o início da gestão é reforçar a vocação de Campinas para a tecnologia “A cidade foi a primeira a aprovar a Lei de Inovação, e a recém-anunciada Lei de Incentivos Fiscais vai beneficiar, principalmente, as empresas de tecnologia. Campinas reconhece a importância do CPQD e se sente honrada por contar com o trabalho desta instituição que ainda vai contribuir muito com as telecomunicações do Brasil”, afirmou o prefeito.  
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, falou sobre os investimentos do Governo Federal para expandir o acesso da população à internet e aos serviços de telecomunicações, além da expectativa para o leilão do 5G marcado para novembro. “Temos uma previsão de arrecadar R$ 50 bilhões neste leilão e a maior parte dos recursos será destinada a investimentos para levar acesso à internet a todos os brasileiros”, explicou o ministro.
O presidente do CPQD, Sebastião Sahão Junior, destacou a história da instituição para o desenvolvimento das telecomunicações no país: “ao longo destes 45 anos, demos todo o suporte para as políticas públicas que nortearam as empresas de telecomunicação. Com a evolução da tecnologia, levamos a digitalização para diversos setores, como o elétrico, financeiro, varejo, forças armadas, agronegócios, entre tantos outros. Agradecemos todo o apoio que temos do Ministério das Comunicações e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações para o desenvolvimento de nossos projetos”, afirmou Sahão.
Durante a solenidade, foi descerrada a placa marcando a inauguração dos laboratórios e os colaboradores receberam homenagens. Também estiveram presentes no evento a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi; o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Sérgio Freitas de Almeida; o presidente do Conselho Curador do CPQD, Antônio Carlos Valente, além de representantes de empresas públicas, autoridades diplomáticas, clientes e parceiros do CPQD. 
Laboratórios
O novo Complexo Laboratorial de Conectividade do CPQD foi concebido com base em conceitos da metodologia Lean, que tem como foco o ganho de eficiência e a eliminação de desperdícios.
O conjunto conta com quatro ambientes para realizar ensaios de radiofrequência, segurança, desempenho e interoperabilidade, compatibilidade magnética. Faz, também, medições de taxa de absorção específica.
O complexo está instalado no Pólis de Tecnologia em Campinas, SP. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare