Prefeito pede agilidade ao BNDES no financiamento de obras antienchentes
O prefeito Dário Saadi e o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, estiveram nesta quinta-feira, 27 de abril, no BNDES, no Rio de Janeiro, para tratar da liberação de recursos para as obras antienchente. Eles foram recebidos pela diretora Socioambiental do banco, Tereza Campelo. O encontro teve como objetivo pedir agilidade na liberação do financiamento que Campinas está pleiteando, na ordem de R$ 450 milhões.
“O resultado da reunião foi positivo e a documentação de Campinas, que já estava protocolada, será analisada com prioridade pelas equipes técnicas do BNDES”, disse o prefeito. “A diretora entende que investir em obras que aumentam a resiliência dos municípios é prioridade do Banco. A solicitação de financiamento por parte de Campinas terá uma análise prioritária devido à capacidade de crédito do município e pelos projetos estarem concluídos e em fase de licitação”, completou.
Além deste recurso do BNDES, a Prefeitura também busca verbas junto a outras fontes de financiamento: o Ministério das Cidades, por meio do Selesan (Sistema de recebimento de propostas para empreendimentos do saneamento básico do Setor Público) e a CAF (Corporação Andina de Fomento).
As obras antienchente serão realizadas em dois córregos da bacia do Ribeirão Anhumas: no córrego Serafim, que fica na Orosimbo Maia; e no Proença, na Princesa D´Oeste.
As obras serão divididas em duas fases. A primeira prevê a construção de dois piscinões na Princesa D´Oeste, uma galeria de derivação e um outro na Orosimbo Maia.
Na segunda fase, está prevista a realização de outras quatro obras: um piscinão na Orosimbo Maia, uma obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte-Sul (que servirá para os dois córregos), uma obra de alargamento de calha na Norte-Sul (na altura da antiga sede da Administração Regional 2) e uma outra obra de alargamento de três pontes na Orosimbo Maia.
Ministério das Cidades
Na semana passada, o prefeito esteve em Brasília, no Ministério das Cidades, onde também pediu agilidade na liberação de cerca de R$ 452 milhões. A reunião contou com a presença do ministro da pasta, Jader Filho, do deputado federal, Jonas Donizette e do secretário Aurílio Caiado.