Connect with us

Geral

Prefeito participa de reinauguração da sede da Cúria Metropolitana

imagem 41

A cerimônia de reinauguração da sede da Cúria Metropolitana de Campinas, na noite da quinta-feira, 7 de junho, também marcou a despedida do arcebispo da cidade, dom Airton José de Santos. Em 25 de abril último, o Papa Francisco nomeou dom Airton como o novo arcebispo de Mariana (MG). O prefeito Jonas Donizette esteve presente à celebração e agradeceu em nome do povo da cidade o trabalho realizado por dom Airton nos seis anos à frente da Arquidiocese de Campinas.
Uma placa foi descerrada no prédio da sede da Cúria por Dom Airton e pelo prefeito Jonas Donizette registrando a entrega. Uma ata, assinada pelo arcebispo e pelo Chanceler da Cúria Metropolitana, padre João Aparecido Passadore, oficializou o ato. Durante a cerimônia, o prefeito destacou o trabalho realizado por Dom Airton nos anos em que esteve à frente da Arquidiocese e frisou o “grande legado de afeto e carinho desse tempo que passou em Campinas e que vai levar para Mariana”. “Em nome de toda a cidade, na figura do prefeito que tem a incumbência da gestão e também da representação, muito obrigado Dom Airton”, agradeceu.
Além de coincidências como de serem ambos conterrâneos de Minas Gerais e de terem nascido no mesmo dia, 25 de junho, o prefeito lembrou a relação de proximidade de parceria estabelecida com Dom Airton nos últimos anos. Jonas Donizette contou que neste momento em que a Administração Municipal constrói e reforma 23 centros de saúde em vários bairros da cidade, na maior movimentação na área da Saúde vivida por Campinas, a Igreja Católica tem colaborado cedendo alguns espaços para ajudar a manter o atendimento à população no período das obras.
Após a cerimônia de reinauguração, o bispo convidou o prefeito e os demais presentes para uma visita ao local e um jantar de confraternização. O prédio que abriga a sede da Cúria Metropolitana de Campinas, construído no ano de 1958, fica na avenida Aquidabã e passou por uma obra de recuperação iniciada em 2012, sendo restituído ao seu uso original como sede administrativa da Igreja Católica. Na Cúria ficam o Arquivo Arquidiocesano, a Escola de Formação Teológico-Pastoral e o Curso de Extensão em Música Litúrgica, além de setores administrativos e de recurso humanos.
Uma missa, que antecedeu a reinauguração, realizada na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, também celebrou os 110 anos de criação da Diocese de Campinas e os 60 anos de sua elevação a Arquidiocese, e os 77 anos da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, criada em 7 de junho de 1941.
Trajetória
Dom Airton foi nomeado como o 7º bispo e o 5º arcebispo metropolitano de Campinas em fevereiro de 2012. Nascido na cidade de Bom Repouso, sul de Minas Gerais, tem 62 anos Até sua posse como novo arcebispo de Mariana, em 23 de junho, Dom Airton continua em Campinas como administrador diocesano.
Por sua importância na vida cultural da cidade, Dom Airton recebeu a medalha Samuel Lisman de Artes, da Academia Campineira de Letras. Foi grande incentivador dos trabalhos desenvolvidos pelo Curso de Extensão de Música Litúrgica, pelo Coro da Arquidiocese de Campinas e pelo restauro do Palácio Episcopal, que passou a sediar o Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Campinas.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare