Prefeito de Campinas reforça medidas no combate ao novo coronavírus
O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, participou nesta quinta-feira, 19 de março, de uma entrevista virtual para esclarecer dúvidas e reforçar as medidas tomadas pela Prefeitura no enfrentamento da disseminação do coronavírus. Também estiveram presentes o secretário de Saúde, Carmino de Souza; a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Andrea von Zuben; o secretário de Assuntos Jurídicos, Peter Panutto; a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira; e o secretário de Comunicação, Luiz Guilherme Fabrini.
“Nós estamos nos preparando para o pior dos cenários. Tomamos medidas antecipadas na cidade, o que pode gerar uma situação mais confortável para a Campinas, mas temos que estar preparados para o pior”, disse o prefeito. “A nossa preocupação maior é cuidar da vida das pessoas”.
O prefeito ressaltou que neste momento é importante que as pessoas e os estabelecimentos sejam prudentes e acatem as recomendações feitas, por exemplo, com relação às aglomerações, fechamento de bares e casas noturnas, alteração de horários de funcionamento e circulação reduzida de pessoas.
“É o momento de sermos um pouco melhor como ser humano. A dificuldade nunca nos deixa igual, ou a gente piora, ou a gente melhora. Então, a gente pode despertar um pouco mais de solidariedade e cada um pode fazer um pequeno gesto no ambiente ao seu redor. Tenho certeza que isso é tão importante quanto as outras medidas que estamos tomando”, completou Jonas.
Transporte público
O transporte público em Campinas continuará funcionando. Houve redução de 18% na circulação dos ônibus e diminuição em mais de 30% no número de passageiros. A redução continuará sendo feita, porém sem interrupção do serviço.
Casas noturnas e shows
Por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo cancelou todos os alvarás de eventos. Os ficais do Urbanismo estarão nas ruas e, se houver descumprimento dessa determinação, o evento será interrompido imediatamente pela falta de segurança.
Denúncias podem ser feitas pelo Serviço 156 da Prefeitura.
Saúde
A partir da próxima semana, Saúde e Sanasa vão instalar tendas nos Centros de Saúde para fazer a pré-triagem das pessoas que procurarem pelo serviço.
O secretário de Saúde, Carmino de Souza, também falou sobre os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para os profissionais da área. “Estamos solicitando apoio do Governo Federal para que todos os municípios tenham acesso a esses equipamentos”, disse.
Em Campinas, o estoque é suficiente para três semanas, porém, o município não descarta fazer compra direta desses produtos, por meio, do Decreto de Situação de Emergência.
Auxílio às empresas
O prefeito também falou, durante a entrevista, sobre reunião hoje com a Abrasel (Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes). A Associação fez uma série de solicitações, que serão analisadas pela Secretaria de Finanças. “Tudo o que fazemos é com os impostos arrecadados e neste momento precisamos de recursos para fazer o enfrentamento ao coronavírus”.
Serviços essenciais
A Prefeitura alterou o funcionamento de vários serviços municipais, porém, os considerados essenciais, como Saúde, Segurança, coleta de lixo e manutenção da cidade não serão suspensos.
Pessoas que estão retornando do exterior
Outra dúvida levantada foi com relação às pessoas que estão voltando do exterior. A determinação é que os que estiverem sem sintomas devem permanecer em isolamento domiciliar por sete dias. Aqueles que apresentarem sintomas, devem informar a Vigilância em Saúde e ficar no isolamento por 14 dias.
Outras informações sobre o coronavírus e a situação do município estão disponíveis https://covid-19.campinas.sp.gov.br/.